No primeiro semestre de 2023, o hemocentro de Sergipe realizou nove campanhas externas; objetivo do programa é aproximar o cidadão do órgão, fidelizar doadores e ampliar os estoques sanguíneos

 

As coletas externas de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) são um instrumento para divulgação e aproximação dos cidadãos ao órgão. Com este programa, a instituição visa fidelizar doadores e ampliar os estoques sanguíneos. No primeiro semestre de 2023, o hemocentro realizou nove campanhas externas, cinco delas em Aracaju, com o apoio de instituições como a Universidade Tiradentes (Unit) e Faculdade Estácio, Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Câmara de Vereadores e Banco do Estado de Sergipe (Banese). Outras quatro ações foram em parceria com os municípios de Estância, Lagarto, Poço Redondo e Ribeirópolis.

Todas as coletas são programadas pela gerência de captação, responsável pela parceria com instituições, empresas e grupos de doadores fidelizados e gerência de coleta, que verifica o espaço onde será realizada a campanha. “É um trabalho conjunto que envolve vários agentes com um mesmo objetivo, que é a doação de sangue regular. Os homens doam num intervalo de dois meses e as mulheres, a cada três meses”, destacou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.

Coleta externa

A realização do serviço requer um espaço para montar o ciclo do doador composto pelo cadastro, pré-triagem, triagem clínica, sala de coleta, lanche do doador e banheiros próximos. Também é necessária uma inspeção técnica ao local da campanha, que é realizada pela Vigilância Sanitária Estadual. “A doação de sangue é um procedimento que visa a segurança do doador”, informou a gerente de Coleta, Florita Aquino.

Parcerias

Para solicitar a coleta externa é necessário entrar em contato com o serviço de Captação do Hemose, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, pelos telefones 79 3225-8039 e 3259-3174 e pelo e-mail ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe orienta população em casos de envenenamento ou contato com produtos químicos

    Em Sergipe, 4.324 pessoas sofreram algum tipo de intoxicação no [...]

  • Sergipe adota ações de prevenção e controle de doença fúngica na cultura da bananeira

    Doença fúngica considerada uma das mais severas e preocupantes para [...]

  • Brasil é o 1º país a implantar cultura oceânica no currículo escolar

    O Brasil é o primeiro país a assumir o compromisso [...]

  • DAGV de Sergipe alerta pais sobre riscos enfrentados por crianças na internet

      A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia [...]

  • Campanha usa linguagem gamer para alertar sobre cigarro eletrônico

    Uma campanha que utiliza a linguagem gamer para alertar sobre [...]