Redução populacional em 29 municípios sergipanos

Os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram algumas mudanças em relação ao número de habitantes. A população de Sergipe, por exemplo, chegou a 2,2 milhões em 2022. Um aumento de 6,9% frente ao censo demográfico realizado em 2010. Segundo o Observatório de Sergipe, dos 75 municípios sergipanos, houve redução populacional em 29 municípios. As maiores reduções ocorreram em Pedrinhas (-16,3%), Neópolis (-11,2%) e Riachuelo (-11,2%). Em contrapartida, o maior crescimento populacional ocorreu em Barra dos Coqueiros (66,2%), seguido de Nossa Senhora da Glória (26,8%) e São Cristóvão (21,1%). Aracaju segue sendo o município mais populoso do estado, o que representa 27,3% da população sergipana. Os municípios menos populosos são Amparo do São Francisco (2.170 mil habitantes), Pedra Mole (2.778 mil habitantes) e General Maynard (3.037 mil habitantes).

Foto: Jcompa/Freepik

Aedes Aegypti

Conforme o último Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em junho, sete municípios sergipanos apresentam índice elevado de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. O estudo, que tem o objetivo de medir a presença do vetor nas localidades pesquisadas, mostra também que 52 municípios estão em situação de média infestação e outros 16 com baixo risco. O índice satisfatório do levantamento vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.  Os municípios com alto índice de infestação são: Barra dos Coqueiros (5,8); Cumbe (6,9); Itabaiana (5,6); Itaporanga D’Ajuda (4,1); Nossa Senhora da Glória (4,4); Salgado (5,7) e Simão Dias (6,0). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, referente a janeiro e a primeira semana do mês de junho, foram registrados 1.154 casos de Dengue, 764 de Chikungunya e 107 de Zika, número considerado alto, comparado aos dados de 2022 quando foram confirmados 1.649 casos de Dengue, 1.780 de Chikungunya e 51 de Zika.  

Foto: Divulgação

Afastamento em Tomar do Geru

O prefeito de Tomar do Geru, Pedro Silva Costa Filho, o Pedrinho de Balbino (PP), pediu afastamento do cargo por necessidade de tratamento urgente do quadro de saúde. O anúncio ocorreu na quarta-feira (28), na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdete Dórea. A transmissão do cargo ocorreu de forma simples e na presença dos secretários municipais. O prefeito ficará afastado durante o mês de julho, período que vai usufruir do gozo de férias. O Município do Sul Sergipano segue sob o comando do vice-prefeito, Gerson Diniz da Fonseca (PL), o Gerson de Zé Penteado.

Foto: Divulgação

Ação conjunta em Rosário do Catete

Policiais civis e militares, com apoio da Guarda Municipal da cidade de Rosário do Catete, recuperam duas televisões que foram furtadas no dia 23 de Junho, em Rosário. Ação ocorreu na noite de terça-feira (27). De acordo com informações da polícia, o suspeito de 19 anos quebrou o cadeado de uma residência e furtou duas televisões. O homem já conhecia o local, pois havia trabalhado com serviços de mudança para a vítima. Após diligências, uma ação conjunta, realizada pelas Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal de Rosário, recuperou os bens furtados. O material foi devolvido à vítima. O suspeito foi indiciado por furto qualificado por arrombamento. Ele foi preso no dia 31 de dezembro de 2022, por tráfico de drogas. Na ocasião, foi encontrado com quantidade de entorpecentes suficiente para fazer centenas de cigarros de maconha, além de uma pequena porção de cocaína.

Foto: Divulgação

Encontro cultural em Boquim

Com o objetivo de incentivar os artistas de Boquim e os fazedores de cultura, o empresário Adilton Lima realizou no último domingo (2), em parceria com a Delizza Pizzaria, o Encontro Cultural do município boquinense. Na ocasião se apresentaram a Banda de Pífano do Mestre Tonho Preto, a cordelista Ana Reis e a banda Ritmos do Acordeon. “Que mais momentos iguais a esse sejam realizados, que possamos dar a nossa contribuição aos abnegados fazedores de cultura do nosso município. Boquim pode mais!”, destacou Adilton Lima.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Samu 192 Sergipe recebe 19 novas ambulâncias para fortalecer frota

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) [...]

  • A cada 100 pessoas que têm tétano, cerca de 30 morrem

    A cada 100 pessoas que adoecem de tétano, cerca de [...]

  • Anac lança série Asas do Conhecimento e disponibiliza manuais aeronáuticos gratuitos

    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou nesta terça-feira (17/12), a série Asas do [...]

  • Projetos estruturantes marcam setor de petróleo e gás em Sergipe durante 2024

    Ao longo de 2024, o Governo de Sergipe, por meio [...]

  • Aracajuanos comemoram ordem de serviço para construção de nova ponte na capital

    Um grande passo para o avanço na mobilidade da capital [...]