Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

O Julho Verde está previsto na Lei 8.770, aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe e que institui em todo o Estado ações de prevenção e combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A Lei é resultado de projeto de autoria da ex-deputada estadual Janier Mota e tem como objetivo promover ações durante todo o mês de julho com o intuito de disseminar informações sobre os riscos, danos, formas de prevenção, fatores de risco, causas de desenvolvimento e outras informações relevantes.

Exame de videolaringoscopia (Foto: Otovision)

A doença é o quinto tipo de câncer com mais incidência no Brasil, provocando cerca de 10 mil mortes por ano. Esses dados da Pfizer tornam-se ainda mais preocupantes tendo em vista que 70% dos casos são descobertos em estágios avançados da doença por conta da falta de informação sobre o tema. As equipes precisam ser compostas por profissionais como médicos especializados em oncologia, cirurgiões de cabeça e pescoço, cirurgiões buco-maxila, estomatologistas, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, dentre outros, para, respectivamente, diagnosticar o câncer precocemente e realizar tratamento com intervenção cirúrgica.

Segundo dados do Instituto Vencer o Câncer, o carcinoma epidermoide é o tipo mais comum de câncer que afeta a cabeça e o pescoço, responsável por mais de 90% dos casos, tendo uma relação direta com o uso de fumo e álcool. Os demais 5% dos casos incluem tipos mais raros, como sarcomas, linfomas e adenocarcinomas. Por esse motivo, iniciativas como o Julho Verde são relevantes para promover o conhecimento junto à população sergipana, principalmente no que se refere à adoção de hábitos mais saudáveis.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), as células cancerígenas dividem-se rapidamente, formando tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo. Quando a doença ataca as células epiteliais, como as células da pele e as que revestem os órgãos, a doença é considerada um carcinoma. Já quando ataca as células do tecido conjuntivo, como músculos, tendões e nervos, a doença trata-se de um sarcoma.

Foto: www.oncoguia.org.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe orienta população em casos de envenenamento ou contato com produtos químicos

    Em Sergipe, 4.324 pessoas sofreram algum tipo de intoxicação no [...]

  • Sergipe adota ações de prevenção e controle de doença fúngica na cultura da bananeira

    Doença fúngica considerada uma das mais severas e preocupantes para [...]

  • Brasil é o 1º país a implantar cultura oceânica no currículo escolar

    O Brasil é o primeiro país a assumir o compromisso [...]

  • DAGV de Sergipe alerta pais sobre riscos enfrentados por crianças na internet

      A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia [...]

  • Campanha usa linguagem gamer para alertar sobre cigarro eletrônico

    Uma campanha que utiliza a linguagem gamer para alertar sobre [...]