Com mais de 500 casos confirmados de febre amarela no Brasil o Ministério da Saúde tem reforçado a importância da vacina que é uma das formas de prevenção da doença. O que muitos não sabem é que uma pequena parcela da população pode ter falha vacinal.

A Secretária Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou no dia 20 que o adolescente Marcelo Pêgo, morador de Teresópolis, foi a óbito devido a febre amarela, mesmo sendo vacinado segundo a mãe em 2013.

O infectologista Thiago Mendes explicou que nenhuma vacina é totalmente eficaz e que sua proteção depende de diversos fatores.

“Nenhuma vacina é 100% eficaz, algumas são mais que outras. Cerca de 1 a 5% da população não responde a vacina, depende do grau de imunidade da pessoa e de outros fatores. Para identificar o funcionamento da vacina é preciso realizar algumas sorologias, mas isso a nível individual, a nível de saúde pública não tem como já que só atinge um número baixo, é que nem ganhar na loteria”, comenta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Rádio UFS é finalista de prêmio nacional de comunicação em saúde com dois trabalhos

    Duas reportagens especiais da Rádio UFS FM estão na final do 6° [...]

  • Com quase 12 milhões de passageiros em julho, aviação civil mantêm trajetória de alta

    Agência Brasil/arquivo Pesquisa do movimento nos aeroportos brasileiros teve início [...]

  • Workshop aborda impactos da Reforma Tributária nas obras públicas e imobiliárias em Sergipe

    Profissionais e empresários do setor da construção civil terão a [...]

  • SMTT orienta condutores durante eventos esportivos e religiosos neste fim de semana

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Elber Batalha lança candidatura a deputado federal com o mote: “Aracaju conhece, Sergipe merece”

    O vereador Elber Batalha (PSB) lançou a sua candidatura a [...]