O mês dedicado às mães também dá espaço para a conscientização de uma das neoplasias ginecológicas mais silenciosas: o Câncer de Ovário. Através da Campanha Maio Verde Claro, são fornecidas orientações sobre sintomas, prevenção e tratamento. Para falar sobre o assunto, nós conversamos com a médica oncologista, Dra. Karina Ferreira, sócia fundadora da Vitta Centro de Oncologia, que esclareceu diversos pontos. Confira!

Dra. Karina Ferreira, médica oncologista

Cinform Saúde: A Campanha Maio Verde Claro tem conquistado espaço entre as mulheres.

Dra. Karina Ferreira: O mês de maio é um marco em todo o mundo na luta contra o câncer de ovário. É importante chamar a atenção de todas as mulheres para que possam se conscientizar sobre a existência deste tipo de câncer, conversar sobre os riscos com seu médico e adquirir hábitos saudáveis que possam diminuir risco de desenvolver a doença. Também ressaltamos a importância de se conhecer os novos tratamentos disponíveis.

Cinform Saúde:  Sobre a prevenção do câncer de ovário, quais os exames devem ser realizados?

Infelizmente ainda não são recomendados exames de rastreamento para o câncer de ovário. Os estudos mostram que a realização de ultrassonografias e exames laboratoriais de rotina não reduzem a mortalidade associada à doença.

Cinform Saúde:  Existe uma idade com maior predisposição ?

Na maioria das vezes, o diagnóstico é após a menopausa, sendo que, mais de 50% dos casos, são de mulheres acima de 60 anos de idade.

Cinform Saúde:  É verdade que os sintomas dessa neoplasia são frequentemente confundidos com outras doenças, principalmente as gastrointestinais ?

Sim. O câncer de ovário é considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado. Normalmente é uma doença silenciosa e os sintomas geralmente aparecem quando a doença já está avançada. Os sintomas mais comuns são inchaço ou aumento do volume do abdome, dor abdominal, constipação ou sensação de plenitude no abdome.

Cinform Saúde:  Existe relação entre o câncer de ovário e o câncer de mama?

Mulheres diagnosticadas com câncer de ovário podem estar mais propensas a desenvolver câncer de mama e vice-versa. Essa relação existe quando há alterações genéticas, que são mais comuns quando o câncer acontece em mulheres mais jovens e quando ocorre em outros parentes próximos.

Cinform Saúde:  Quando procurar um médico ?

Caso os sintomas abdominais citados anteriormente persistam por mais de algumas semanas, recomenda-se procurar uma avaliação médica.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]