A execução das atividades no serviço público pode destacar, de forma positiva ou negativa, a atuação dos seus representantes. Seja secretário, diretor ou coordenador, aqueles responsáveis geralmente carregam a imagem do órgão, que representam. Em Canindé de São Francisco, no Alto Sertão Sergipano, a secretária municipal de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social, Edilma Lins dos Santos, tem se destacado positivamente e já chama a atenção do círculo político. Mas, a gestora descarta a possibilidade de disputar algum cargo político. “Não tenho pretensão de disputar nenhum cargo político. Até o momento não sou filiada a nenhum partido”, disse.

Edilma Lins destaca que a atuação da Secretaria Municipal de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social visa a consolidação das políticas públicas para a população. “A Assistência Social possui diversos serviços e programas ofertados para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na proteção básica, temos um CRAS no município, responsável pela oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende cerca de 600 crianças, adolescentes e idosos. Além disso, o Programa Criança Feliz atende 300 famílias e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) possui pactuação para atender até 3.500 famílias. Esses serviços e programas atuam diretamente no âmbito do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, na prevenção das violações de direitos. Quando há violação, possuímos na proteção social especial um Centro de Referência Especializado de Assistência Social, responsável por referenciar as famílias e indivíduos que tiveram alguma violação de direitos, de modo a contribuir para o resgate da autonomia e fortalecimento da cidadania. Agora, com a implantação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher vítima de violência, consolidamos um marco de avanço nas políticas públicas de promoção dos direitos das mulheres. Será um equipamento que com certeza fortalecerá ainda mais essa política pública em nosso município”, ressaltou a secretária de Canindé de São Francisco.

Em relação ao apoio para promover o desenvolvimento do trabalho, a secretária Edilma Lins, ressaltou as ações da pasta. “No tocante a inserção no mercado de trabalho, firmamos uma parceria com o Senai que se encontra com a sua unidade móvel instalada no município, ofertando diversos cursos profissionalizantes, que proporcionam a inclusão produtiva e geração de renda para diversas pessoas que não possuíam condições de custear esses cursos. Ainda nesse aspecto, implantamos ano passado o Programa Jovem Aprendiz Municipal, que contemplou dez estudantes na primeira turma e até o final da gestão deve beneficiar 40 estudantes com o curso de aprendizagem profissional e a remuneração de jovem aprendiz. Além disso, possuímos o Núcleo de Apoio ao Trabalhador, vinculado ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), que tem o objetivo de ampliar o atendimento ao trabalhador que busca uma colocação profissional, que atua na intermediação de mão de obra e captação de vagas, contribuindo para a redução do desemprego e inclusão no mercado de trabalho”, afirmou.

Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) determinou o afastamento do prefeito Weldo Mariano de Souza (PT) das suas funções administrativas, financeiras e decisórias do cargo a partir de pedido do Ministério Público de Sergipe (MPSE). A secretária Edilma Lins destacou que o afastamento não afetou a atuação da pasta. “Felizmente o afastamento parcial não chegou a completar uma semana, e nesse lapso de tempo, não houve interrupção dos programas e serviços socioassistenciais. Com o retorno, pudemos dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos dois anos e incrementar ainda mais as nossas ações da gestão municipal”, completou.

 

__________________

Por Keizer Santos

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Diversas Leis Estaduais garantem apoio às mulheres vítimas de violência

    Em Sergipe, 712 pessoas denunciaram casos de violência contra a [...]

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]