A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) pode analisar nesta quarta-feira (31) o projeto de lei que inclui na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o direito ao abono de faltas para acompanhamento hospitalar de dependente (PL 4.659/2019). A matéria é um dos seis itens da pauta da reunião deliberativa da comissão, que terá início às 14h.

O texto estabelece que o abono corresponderá ao tempo que for necessário para atendimento à pessoa hospitalizada. O autor do projeto, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), afirma que é preciso preencher essa lacuna da legislação trabalhista, que atualmente só reconhece a possibilidade de abono de faltas em poucos casos de necessidades médicas de pessoas próximas ao trabalhador. O relator do projeto, senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), apresentou voto favorável.

Acidentes de trânsito – Os senadores também devem analisar o projeto (PL 2.854/2019) que determina a obrigatoriedade da coleta e preservação de material biológico para realização de exames toxicológico e etílico nas pessoas envolvidas em acidentes de trânsito de que resultem vítimas fatais ou mutiladas. O texto é de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES). Na justificação, ele lembra que, como procedimento usual, no momento da entrada em prontos-socorros, a equipe de atendimento retira uma amostra de sangue para que sejam realizados exames, visando constatar o estado geral de saúde do paciente. Ele defende que a partir dessa mesma coleta de sangue, sejam feitos exames toxicológico e etílico, visando identificar se o envolvido estava sob efeito de drogas ou álcool.

O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou voto favorável ao texto.

 

Fonte: Agência Senado

Foto: Roque de Sá

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Gestão de Cláudio Mitidieri na Saúde foi marcada por investimentos na modernização do diagnóstico em Sergipe

    A modernização da estrutura de diagnóstico e tratamento de alta [...]

  • Candidato a deputado federal, Delegado Augusto César participa de ato em Aracaju com Flávio Bolsonaro

    O candidato a deputado federal pelo PL em Sergipe, Delegado [...]

  • Rede Primavera Saúde recebe representantes do Ministério da Saúde para discutir ampliação de parceria com o SUS

    A Rede Primavera Saúde recebeu, no dia 26 de setembro, [...]

  • Pastor Zé Carlos participa de ato em Aracaju que reuniu Flávio Bolsonaro e multidão da direita

    O candidato a deputado estadual pelo Podemos, Pastor Zé Carlos, [...]

  • Na reta final da campanha, Flávio da Direita ganha protagonismo no PL e reforça projeto para a Assembleia de Sergipe

    O candidato a deputado estadual pelo PL em Sergipe, Flávio [...]