O atual diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fernando Oliveira, pediu desculpas nesta quinta-feira (25) à família de Genivaldo de Jesus Santos, homem que foi morto dentro de uma “câmara de gás” improvisada montada por agentes da corporação em Umbaúba (SE) há exatamente um ano.

Oliveira disse que o comando da PRF trabalha para evitar que episódios semelhantes voltem a acontecer, e disse que o fato foi “traumático” sob a ótica da corporação e, principalmente, da família da vítima.

“Por isso, eu externei a minha consternação, a minha solidariedade à família e fiz o pedido formal de desculpa a família. E é um evento que nós não queremos ver se repetir”, disse, durante apresentação de um projeto de uso de câmaras nos uniformes da PRF.

A postura de Oliveira destoa da que foi adotada pela gestão bolsonarista que comandava a corporação na época da morte de Genivaldo. Em nota divulgada na época, a PRF tentou transferir à vítima a responsabilidade pela própria morte.

“[Genivaldo] resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregadas técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção”, dizia o texto, sem explicar como “instrumentos de menor poder ofensivo” puderam causar a morte.

Vídeos que circularam na internet mostram que, antes de morrer, Genivaldo foi imobilizado, colocado no porta-malas de uma viatura e sufocado com gás disparado pelos agentes da PRF. Dias mais tarde, a corporação mudou o discurso e lamentou a morte.

Três policiais envolvidos na abordagem foram presos. Eles respondem pelos crimes de tortura e homicídio triplamente qualificado. No último mês de abril, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter as prisões preventivas.

 

Fonte: Brasil de Fato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Câmara dos Deputados discute adoção do voto distrital misto nas eleições

    Modelo defendido pelo sistema associativista combina a eleição de representantes [...]

  • SMTT informa desvio temporário na Santa Gleide durante obra emergencial da Iguá a partir de terça-feira, 3

    Agentes de trânsito estarão no local durante a intervenção para [...]

  • Sergipe registrou recorde histórico na produção de milho em 2025

    A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) divulgou, [...]

  • Jucese promove evento gratuito com foco em decisões estratégicas para o crescimento dos negócios

    Tomar decisões estratégicas é um dos principais desafios de quem [...]

  • Prefeita Emília inaugura novo letreiro turístico inspirado na identidade cultural da capital

    Com investimento de R$ 90 mil, monumento instalado na Orla [...]