Desde ontem, dia 10, acontece em Porto Alegre (RS), a 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) do ano de 2023. O encontro tem como objetivo a troca de experiências com foco na gestão participativa e compartilhada dos componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.

O geógrafo e professor da rede estadual de Sergipe, Luiz Carlos Sousa Silva, comanda a reunião que acontece até esta quinta-feira (11), no Cais Mauá, na capital gaúcha. “Esse encontro tem como prioridade fortalecer esses comitês, alavancar as suas funcionalidades e debater alternativas para a criação de instrumentos de gestão, como as agências das regiões hidrográficas”, disse Luiz Carlos, coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias.

“Essa reunião é um momento de conjugar ideias e objetivos comuns dessas bacias para buscar soluções das dificuldades de cada região, que muitas vezes são uníssonas. Neste fórum temos a oportunidade de melhorar a gestão dos recursos hídricos em benefício da sociedade”, afirmou o secretário em exercício do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marcelo Camardelli, durante a abertura do evento.

O FNCBH é um ente formado pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas, legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro. Desde a sua criação, em 1999, tem como foco o avanço das políticas públicas de conservação, preservação e recuperação das águas superficiais e subterrâneas.

Para o coordenador do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias, Julio Salecker, “a implementação das agências é fundamental para subsidiar os comitês com estudos técnicos e para o repasse de recursos financeiros”.

O evento conta com a participação de representatividades dos Comitês de Bacias de diversas regiões do país. A próxima reunião está prevista para acontecer no mês de julho, na cidade de Cuiabá.

 

Fonte: Ascom Sema/RS

Foto: Leandro Souza/Ascom Sema

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Atualização dos limites do MEI: presidente de comissão sinaliza revisão de outras faixas do Simples Nacional

    Foi instalada nesta quarta-feira (29) a Comissão Especial da Câmara dos [...]

  • Super Mario Galaxy ganha adaptação teatral e chega a Aracaju neste sábado no Teatro Atheneu

    O universo dos games vai invadir os palcos de Aracaju [...]

  • Governo de Sergipe promove 482 militares e reforça valorização dos profissionais da Segurança Pública

    O governador Fábio Mitidieri participou, na noite desta quarta-feira, 29, [...]

  • UFS forma 270 professores da rede pública por meio do Programa de Qualificação Docente

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza, nesta quinta-feira, 30, [...]

  • Sergipe atinge marca histórica com mais de 358 mil passageiros no aeroporto durante o primeiro trimestre

    Sergipe alcançou um marco histórico no turismo ao registrar 358.044 [...]