A Prefeitura de Aracaju mantém seus órgãos em atenção para a chuva que atinge a capital, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 5. Com acumulado de 76 milímetros, até as 9h, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), intensificou o monitoramento, especialmente, nas áreas de risco.

Conforme previsão estimada pelo serviço de meteorologia do sistema ClimAju, a chuva deve persistir, porém com redução de intensidade ao longo do dia. “As precipitações devem manter a característica de pancadas fortes, em curto intervalo de tempo, cessando após algumas horas, assim como ocorreu no dia de ontem. Para o final de semana, há expectativa de chuva com essa mesma característica”, destaca o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, considerando que o mês de maio é, historicamente, um dos mais chuvosos na capital.

Nesta manhã, equipes do órgão percorreram regiões da cidade, para realização do monitoramento preventivo, contemplando diversas áreas nos bairros como 17 de Março, Santa Maria, São Conrado, São José, Grageru, Industrial e outros. Além disso, houve atendimento a duas ocorrências relacionadas a alagamento, nos bairros Santa Maria e Jardins. Em nenhuma das situações houve registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Somente nestes cinco primeiros dias do mês, já choveu um volume acumulado de 112 mm de chuva, quando a média histórica para o mês é de 274,5 mm. “Vale destacar que estamos na nossa quadra chuva e que, de acordo os meteorologistas, nos encontramos em uma zona de neutralidade, sem influência dos fenômenos El Niño ou La Niña, o que influencia na característica das chuvas, que ocorrem de forma passageira, em geral”, explica o secretário Silvio Prado.

A Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes em atenção para atuação integrada, conforme o Plano de Contingência alinhado previamente para que as medidas ocorram de forma célere e alinhada.

Alerta –
Diante da confirmação de continuidade das chuvas pelos institutos de meteorologia, o órgão emitiu alerta, através do serviço SMS 40199, para informar à população sobre a continuidade das chuvas moderadas, nas próximas 24 horas. A mensagem foi direcionada aos mais de 54 mil números telefônicos cadastrados no serviço, para recebimento de informações oficias da Defesa Civil.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, há constante verificação, junto aos centros especializados, para adoção das medidas pertinentes à prevenção de riscos na capital. “O monitoramento é constante para possibilitar a realização de ações preventivas, com o direcionamento de equipes aos pontos estratégicos da cidade, de maneira que haja rápida respostas frente às necessidades que possam surgir”, frisa.

O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e objetiva manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

 

Fonte: Prefeitura de Aracaju

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Gov.br: validação biométrica de conta ouro dificulta ação de golpistas

    O portal de serviços digitais do governo federal, o gov.br, registrou 67,55 [...]

  • Gás natural para a indústria é um dos mais caros do mundo, diz CNI

    O preço do gás natural que chega às indústrias brasileiras [...]

  • Fanese inaugura primeiro laboratório do Co.liga em Aracaju e amplia acesso à economia criativa

    Fazer cursos gratuitos na área da economia criativa, com suporte [...]

  • Novo espaço para comercialização de pescados no Terminal Pesqueiro já está em pleno funcionamento

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Sergipe conquista nota mais alta de classificação por política fiscal adotada pela gestão estadual

    Os resultados da política fiscal adotada pelo Governo de Sergipe, [...]