A Comissão de Direito de Trânsito e Mobilidade da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), realizaram hoje pela manhã a abertura oficial do Movimento Maio Amarelo, que este ano completa 10 anos.
Logo cedo foi realizada uma blitz educativa, em frente à praça da OAB/SE, com a presença dos integrantes da Comissão de Direito de Trânsito e Mobilidade, e dos órgãos de trânsito estadual e municipal.
Às 9h, no plenário da Ordem, aconteceu a abertura oficial do Maio Amarelo. Na oportunidade, a OAB/SE fez a assinatura de adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O plano tem metas definidas para salvar vidas e reduzir a quantidade de feridos graves no trânsito brasileiro até 2028. A meta principal do plano é a redução de até 50% nos índices de morte.
Amanhã, dia 4, em continuidade ao trabalho de educação e conscientização para um trânsito mais seguro, proposta pelo movimento Maio Amarelo, a Comissão de Direito de Trânsito e Mobilidade fará rodas de conversa com estudantes universitários em duas faculdades da capital. O tema do evento será: ‘Lei Seca em seus aspectos administrativos, de responsabilidade civil e criminal’.
Nos dias 17 e 18 de maio, a Comissão participará do 1º Seminário de Mobilidade Urbana do Estado.
O Maio Amarelo, que completa 10 anos em 2023, é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito, que mobiliza órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada, para discutir o tema trânsito e realizar ações educativas, com o objetivo de reduzir as mortes no trânsito.
Fonte: Ascom/OAB