O Projeto de Lei 59/23 obriga penitenciárias femininas a oferecer a mulheres presas produtos de higiene pessoal, como papel higiênico, absorvente íntimo e, no caso de mães, fralda infantil. De acordo com a proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, a oferta desses itens deverá ser suficiente para atender à demanda pessoal de cada presa.

O texto determina ainda que a creche que abriga crianças no interior das penitenciárias femininas e a seção destinada a gestantes e parturientes contenham berços e camas infantis apropriadas.

Autora da proposta, a deputada Renata Abreu (Pode-SP) explica que se trata de uma reapresentação de projeto do ex-deputado Carlos Andrade (RR). “O texto mantém-se politicamente conveniente e oportuno”, diz a parlamentar.

Na justificativa apresentada à época, Andrade cita o trabalho da jornalista Nana Queiroz, que denunciou a situação das mulheres presas no Brasil. Segundo a jornalista, há casos de detentas que são submetidas a uma quantidade máxima de absorventes íntimos e papel higiênico. “Há relatos de presas que utilizam miolo de pão como alternativa para conter o fluxo menstrual diante da escassez de absorvente”, afirma o texto.

Tramitação – A proposta, que altera a Lei de Execuções Penais, será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Foto: G.Dettmar/Ag.CNJ

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Saiba como adotar uma cartinha do Papai Noel dos Correios em 2024

    Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios [...]

  • VIDAM inaugura Natal Iluminado e emociona hóspedes, sergipanos e turistas

    O Grupo VIDAM fez a inauguração do 'Natal Iluminado' do [...]

  • Justiça Federal absolve suspeitos de envolvimento em irregularidades do Hospital de Campanha de Aracaju

    A 1ª Vara Federal de Sergipe, sob a condução da [...]

  • Quatro em cada 10 gestantes desconhecem calendário vacinal da gravidez

    Cerca de 40% das gestantes ouvidas em uma pesquisa sobre [...]

  • Dengue: Brasil tem 3,2 mil casos a cada 100 mil habitantes

    O Brasil já registrou 6.588.586 casos prováveis de dengue em [...]