De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), estudo realizado a cada dois meses para mapear a incidência do mosquito e nortear as ações de combate promovidas pelo município, o índice de infestação geral de Aracaju é de 1,6, valor considerado como Médio Risco para surtos ou epidemias. Em relação ao último LIRAa, realizado em janeiro pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o índice de infestação predial apresentou aumento de 14,2% (de 1,4 para 1,6), porém mantendo a mesma classificação de risco.
Em Aracaju, 14 bairros (32,5%) estão classificados como baixo risco (satisfatório), 25 bairros (58,2%) como médio risco (alerta), e quatro bairros (9,3%) como alto risco de surto ou epidemia, que são os bairros Lamarão, Suissa, Luzia e Porto Dantas. Estes quatro apresentaram índice de infestação de 4,2 e têm como principais criadouros do mosquito lavanderias, tonéis, caixas d’água, ralos e plantas.

O criadouro mais importante na capital continua sendo os depósitos de armazenamento de água ao nível do solo, como as lavanderias e tonéis, tendo o percentual de 54% dos locais encontrados com foco, contudo apresentou uma redução de 14,15% em relação a janeiro 2023. Depósitos domiciliares (vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso) apresentaram índice de 37,3%, um aumento de 26,9% frente ao índice apresentado em janeiro, que foi de 29,4%.
Em relação a lixo e entulho como criadouros, comparado com o último levantamento, verifica-se aumento de 7,1%; neste LIRAa não foi encontrado foco de mosquito Aedes aegypti em terrenos baldios.


Arboviroses – Até o momento, foram confirmados 69 casos de dengue, com dois óbitos; 66 casos de chikungunya e três de zika. A Secretaria Municipal da Saúde alerta para a participação da população no combate ao Aedes aegypti, somando-se às ações realizadas diariamente pelos agentes de endemias e evitando acúmulo de água de maneira incorreta em recipientes abertos.

De janeiro até agora, a Prefeitura de Aracaju já realizou, no âmbito do Programa Municipal de Combate ao Aedes, 73.337 visitas domiciliares, 11.833 visitas a estabelecimentos comerciais, 3.099 inspeções em  terrenos baldios. Semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde realiza visitas domiciliares, fumacê costal e mutirões de limpeza.

 

Fonte: Prefeitura de Aracaju

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Políticos “frios” e “impopulares” não serão eleitos e nem reeleitos em 2026

    A eleição de 2026 já se iniciou nos bastidores da [...]

  • ARACAJU – “Vocês terão portas abertas para tratar de todas as demandas”

    Emília Corrêa enviará para a CMA projetos para criar e [...]

  • Edital do concurso da Saúde é publicado no Diário Oficial

    Nesta segunda-feira, 3, o governador Fábio Mitidieri anunciou a publicação do [...]

  • Netinho vai puxar bloco ‘Por Amor Ao Iate’ mais uma vez e convida público para prévia carnavalesca em Aracaju

    O público pediu e mais uma vez o cantor Netinho [...]

  • Maurício Maravilha comemora início dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Aracaju

    Foi aberto oficialmente os trabalhos da nova legislatura da Câmara [...]