O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou e publicou a lei que, ao alterar o Estatuto da Igualdade Racial, prevê a inclusão de informações sobre raça e etnia de trabalhadores nos registros administrativos de empregados dos setores público e privado.

Segundo o governo federal, a nova lei representa “um importante passo na promoção da igualdade étnica e no combate às desigualdades sociais resultantes do racismo”.

Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24), a Lei 14.553/23 prevê, ainda, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faça, a cada cinco anos, pesquisa para mensurar o percentual de ocupação desses segmentos no setor público.

Com essas mudanças, o governo pretende “produzir informações que permitam superar estigmas raciais na sociedade brasileira”. Em nota, o Palácio do Planalto acrescenta que, ao conterem campos destinados a identificar o segmento étnico e racial do trabalhador, os registros administrativos poderão subsidiar a implementação de políticas públicas.

Durante as celebrações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o governo anunciou a decisão de destinar um mínimo de 30% dos cargos em comissão e funções de confiança da administração federal a pessoas negras.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Euza Fiuza

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe registrou recorde histórico na produção de milho em 2025

    A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) divulgou, [...]

  • Jucese promove evento gratuito com foco em decisões estratégicas para o crescimento dos negócios

    Tomar decisões estratégicas é um dos principais desafios de quem [...]

  • Prefeita Emília inaugura novo letreiro turístico inspirado na identidade cultural da capital

    Com investimento de R$ 90 mil, monumento instalado na Orla [...]

  • Bobó é reeleito presidente da Câmara de São Francisco

    A disputa contou com chapa única, encabeçada pelo atual presidente [...]

  • Último fim de semana da Vila da Criança tem cortejo, teatro e cinema em programação gratuita

    A Vila da Criança 2026 encerra no próximo domingo, 1º [...]