Já está em vigor a Lei 14.550/23, que determina a concessão sumária de medidas protetivas de urgência às mulheres a partir de denúncia de violência apresentada à autoridade policial ou a partir de alegações escritas. Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20).

A norma altera a Lei Maria da Penha. Assim, as regras deverão ser aplicadas a todas as situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente da causa ou da motivação desses atos ou da condição do ofensor ou da ofendida.

As medidas protetivas serão concedidas independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação ou da existência de inquérito policial ou boletim de ocorrência. Deverão vigorar enquanto persistir risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou dos dependentes.

Ainda segundo o texto, as medidas protetivas poderão ser indeferidas no caso de avaliação, pela autoridade, de inexistência de risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou dos dependentes.

A nova norma é oriunda do Projeto de Lei 1604/22, aprovado pela Câmara dos Deputados em março. Segundo a ex-senadora Simone Tebet (MS), autora da proposta e atual ministra do Planejamento, as mudanças evitarão interpretações diversas de juízes ou policiais sobre medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Maurício Maravilha participa da 24ª Marcha de Gestores e Legisladores Municipais em Brasília

    O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) marcou presença na 24ª [...]

  • Vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, prestigia tradicional Feijoada da Maloca

    O Vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, participou da tradicional 'Feijoada [...]

  • Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia

    A pandemia de covid-19 ainda impacta a educação brasileira. Embora [...]

  • SergipePrevidência alerta para últimos dias para a realização da Prova de Vida dos aniversariantes de abril

      Os aposentados e pensionistas do SergipePrevidência que completam aniversário [...]

  • Área de Proteção para Prática do Ciclismo e Corrida terá o percurso alterado nesta quinta-feira, 1° de maio

      A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de [...]