Na tarde desta quinta-feira, 20, a partir das 17h, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ estará no Mercado Thales Ferraz, no Centro de Aracaju, para realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Esta será uma atuação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que vai realizar mensalmente, no mínimo, duas ações como essa em pontos estratégicos da capital sergipana. Serão disponibilizados testes para 70 pessoas.

O técnico do Programa IST/Aids da SES, o médico Almir Santana, explicou que o objetivo da SES é facilitar ainda mais o acesso aos exames, porque quanto mais cedo for feito o diagnóstico da doença, mais cedo o tratamento poderá ser iniciado, resultando numa melhor qualidade de vida.

 “Convidamos as pessoas que estão no comércio ou até quem estiver passando por lá, para realizar a testagem. O grande problema do HIV é o diagnóstico tardio. Por isso, estamos intensificando as ações de testagem. Assim, além de melhorar a qualidade de vida, é bom para a comunidade, pois não vai passar o agravo para outras pessoas, durante a relação sexual”, alertou.

Além de realizar a testagem, as pessoas receberão orientação de como se prevenir. Os usuários com laudos dos testes rápidos identificados como reagentes (positivos) sairão com encaminhamento para os serviços de saúde, seja uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e/ou serviços especializados, de acordo com o agravo, para a elucidação diagnóstica e início do tratamento.

 

Fonte: Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Nossa Senhora da Glória recebe segunda edição do Sergipe Participativo

    A cidade de Nossa Senhora da Glória recebeu, na última [...]

  • Avenida Augusto Franco terá calçadão revitalizado com obra de urbanização

    Mais do que um espaço de passagem, o calçadão da [...]

  • STF valida lei que garantiu igualdade salarial entre homens e mulheres

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) validar [...]

  • Riquelme comanda workshop educativo na edição de 25 anos do Rock Sertão nesta sexta-feira

    "Vai meu Riquelme na batera!". Essa é a chamada para [...]

  • Governo do Estado repassou mais de R$ 647 milhões para os municípios no primeiro quadrimestre de 2026

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]