A chuva que vem caindo com certa constância em Aracaju está sendo devidamente monitorada pela Defesa Civil do município, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Na manhã desta terça-feira, 4, foram registrados 47 milímetros de acumulado de chuva, na capital, com maior incidência no bairro Mosqueiro.
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, informa que foram registradas duas ocorrências para avaliação de risco estrutural, porém, sem relação direta com a chuva dessa manhã. “De forma geral, as chuvas tiveram maior concentração na zona Sul. Pudemos observar registros de acumulado de 20 mm em uma hora, volume que não chega a causar transtornos”, explica.
A equipe monitorou as áreas já mapeadas, com ênfase nos bairros Santa Maria, Porto Dantas e Cidade Nova, de maneira a otimizar a adoção de medidas que pudessem reduzir riscos à população. “A perspectiva é que tenhamos a retomada de chuvas, com intensidade fraca a moderada, no período da noite. Monitoramos as atualizações dos serviços de meteorologia para adotar as providências que sejam necessárias”, indica o coordenador.

Serviço de alerta por SMS – O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e objetiva manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.
Já o serviço emergencial 199 está disponível 24 horas para atendimento à população, que deve solicitar uma avaliação de risco diante de situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes nas áreas de encosta de morro, risco de desabamento, barulhos no madeiramento do telhado, rachaduras, risco de queda de árvore, alagamentos ou inundações.
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo, de diversas regiões da cidade.

 

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

Foto: Secom/PMA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Elese recepciona ´II Seminário do Instituto de Direito Administrativo de Sergipe´ nesta sexta-feira, 5

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sediará, nesta sexta-feira (5), [...]

  • A Luz do Natal: cantatas serão realizadas nas sacadas do Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto

    Dezembro chegou e, com ele, a programação natalina da Prefeitura [...]

  • Jornalista e escritor Fredson Navarro lança livro ‘O Vagalume’ em Belo Horizonte

    O jornalista e escritor Fredson Navarro fez o lançamento do [...]

  • GACC inaugura Árvore de Natal e faz apelo por arrecadação de presentes para acolhidos da instituição

    No Natal, o espírito de solidariedade contagia a todos. E [...]

  • Cidadania Aracaju aposta em formação política de base e registra novas filiações

    O Partido Cidadania em Aracaju realizou reunião do Diretório Municipal [...]