*Por Keizer Santos

__________________

Os professores da rede pública municipal de ensino de Japoatã cobram o cumprimento da atualização do piso salarial referente ao ano de 2023. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE), o prefeito Cláudio Dinisio Nascimento, o Careca da Samam (PL), se comprometeu em pagar o novo piso, mas até o momento nenhuma proposta foi apresentada.

Nesta terça-feira (4), os professores estarão paralisados a partir de decisão, que foi acatada pela maioria dos profissionais em audiência realizada no dia 24 de março. Como não haverá aula, os professores estarão pelas ruas de Japoatã para tentar sensibilizar a gestão municipal. Além da atualização do piso salarial, o sindicato reivindica outras pautas cotidianas relacionadas ao magistério municipal.

Alecsandra Alves (Foto: Arquivo Pessoal)

A coordenadora da Sub-Sede Regional Baixo São Francisco II, a professora Alecsandra Alves, destaca que o protesto não será apenas nas ruas, mas será levado também às redes sociais. “Tivemos audiência com a gestão municipal de Japoatã, na quinta-feira (23), onde foi prometido que na sexta-feira, dia da nossa assembleia, a Prefeitura enviaria uma proposta para ser apresentada aos professores, mas não foi isso que ocorreu. Recebemos um ofício sem qualquer proposta, que não dizia de que forma a Prefeitura iria assegurar a atualização do piso. O ofício também não apresentava a data de uma nova audiência. Não podemos ficar com promessas vazias, pois finalizamos o mês de março e ainda não temos nada garantido, por isso vamos paralisar as atividades e ocupar as ruas e as redes sociais”, explicou Alecsandra Alves.

Além do município de Japoatã, a Sub-Sede Regional Baixo São Francisco II compreende os municípios de Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Pacatuba e Santana do São Francisco.

A atualização do piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica deve ser atualizado anualmente em janeiro, conforme o que estabelece a Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008.

Prefeito Cláudio Dinisio (Foto: Divulgação)

O CINFORM ONLINE entrou em contato com a Prefeitura de Japoatã, que optou por não se manifestar sobre esta matéria. Localizado no Baixo São Francisco Sergipano, o município de Japoatã tem uma população de pouco mais de 13 mil pessoas, segundo o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Município é administrado por Cláudio Dinisio Nascimento, o Careca da Samam (PL), que tem como vice, Dona Eugenice Guimarães Carvalho (PSC).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • STF retoma julgamento que pode ampliar foro privilegiado

    O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o [...]

  • Eleições 2024: primeiro digita o voto para vereador depois para prefeito

    O primeiro turno das eleições 2024 será realizado no dia [...]

  • Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

    Os ministérios das Mulheres e o Ministério do Trabalho e [...]

  • Moraes rejeita recurso do X contra bloqueio de perfis de Monark

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), [...]

  • Destino Sergipe tem crescimento de 70,5% em 2023, aponta Pnad Contínua Turismo

    Em 2023, o estado de Sergipe foi destino de 237 [...]