Com a chegada do outono, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) alerta para as chamadas “doenças de outono”, muito comuns a partir de abril em função de temperaturas mais baixas e o ar seco da estação.

O uso de máscaras de proteção facial pode ser um bom aliado para prevenir a contaminação das doenças respiratórias. A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que a máscara é o método de barreira que evita de forma eficaz a transmissão de qualquer doença de veiculação respiratória.

“Não só a gripe ou o resfriado, mas outras doenças de transmissão respiratória podem ser evitáveis a partir da utilização da máscara. Com a transição do verão para o outono e depois o inverno, os cuidados preventivos são muito importantes, principalmente porque a influenza é uma doença que impossibilita a pessoa de realizar suas atividades diárias, retirando-a da rotina e do convívio com as demais pessoas”, explica a gestora.

Nessa época do ano, as doenças respiratórias mais comuns são gripe (influenza), resfriado, otite, sinusite, pneumonia e alergias, porém a gripe afeta a maior parte da população. A médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, explica que isso ocorre por meio da transmissão respiratória, ou seja, através de espirro, fala, tosse etc.

“A gripe obedece uma sazonalidade em que sempre tem um período do ano em que os casos aumentam e esse período é o de inverno porque as temperaturas diminuem e as pessoas tendem a ficar mais em casa e em ambientes fechados, facilitando a transmissão de uma pessoa para outra e conferindo essa característica de sazonalidade. Temos visto casos de gripe durante o ano todo, mas a depender do país o predomínio do aumento de casos obviamente é no inverno”, explica Fabrízia Tavares.

Os hábitos de etiqueta respiratória utilizados durante o auge da pandemia de covid-19 também valem para prevenir as doenças que mais incidem no outono e no inverno, a exemplo da proteção, com o braço, quando for tossir ou espirrar, e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool.

Além disso, é fundamental não ter contato com outras pessoas quando estiver sintomático. Outros cuidados que podem ser observados são manter-se bem hidratado, ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar ambientes fechados, ingerir chás e bebidas quentes.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Tire suas dúvidas sobre o uso da biometria para acessar benefícios sociais

    O Decreto Decreto nº 12.561, que regulamenta o uso da biometria na [...]

  • I Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas inicia ações de conscientização em Sergipe

    Até o início de agosto, campanha acontece na capital e [...]

  • Ultraprocessados: alerta nas embalagens sobre risco de câncer poderá ser obrigatório

    O Senado analisa o Projeto de Lei  PL 2.722/2025, que [...]

  • INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

    Balanço divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contabiliza que, [...]

  • Promualese participa de ato em celebração ao protagonismo feminino negro em Sergipe

    A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe [...]