A cidade de Aracaju, em Sergipe, superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a poliomielite em crianças de 1 a 5 anos de idade. Segundo registros do Prontuário Eletrônico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram imunizadas 31.648 das 32.464 crianças vacináveis, atingindo 97% da população-alvo.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destacou que o resultado foi alcançado por meio de ações da Prefeitura, como a oferta de vacina em escolas municipais e particulares, em shoppings e em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. “Temos um programa de vacinação focado no usuário, em facilitar o acesso ao imunizante. Desenvolvemos estratégias de forma constante para elevar a taxa de imunização das vacinas de rotina não somente nas campanhas. No caso da pólio, focamos nas ações fora da Unidade, em escolas e shopping, para atingir a meta”, afirmou Barboza.

A poliomielite é uma doença transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com pessoa infectada, podendo causar paralisia. A imunização contra a doença está disponível para crianças de 1 a menores de 5 anos de idade, que podem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Para as menores de 1 ano de idade, a vacinação segue conforme Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Falta de água em Aracaju reforça importância da caixa d’água: Ferreira Costa orienta sobre prevenção e armazenamento seguro

    Diversos bairros de Aracaju vêm enfrentando falta de água nos [...]

  • Conferência Estadual de Assistência Social reafirma compromisso do Governo de Sergipe com políticas públicas de inclusão

    A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Governo [...]

  • PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3, de 2021, [...]

  • TCU E MINISTÉRIO DAS CIDADES: DIRETRIZES E RECURSOS PARA TORNAR CIDADES MAIS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

    A decisão do TCU me chamou atenção pela sua franqueza. [...]

  • Governo notifica patrões sobre atraso do FGTS de empregadas domésticas

    O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia nesta quarta-feira [...]