O enfermeiro Marcos Fonseca, que atua no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), está de volta a Roraima (RR) para ajudar os indígenas Yanomami em uma missão humanitária. A comunidade sofre com problemas de saúde pública, como a desnutrição severa e a malária.

Essa será a quinta missão de Marcos, que já atuou em outras causas humanitárias, como as enchentes do Acre, a imigração dos haitianos e a Copa das Confederações. Ele se mostra motivado para ajudar a população indígena, mesmo sabendo que irá encontrar desafios pela frente.

“Sei que alguns territórios que não foram visitados pela Força Nacional do SUS estão incluídos na programação dessa nova equipe e é muito gratificante poder fazer parte desta missão que tem caráter humanitário. É difícil mensurar a importância e representativa que este apoio tem”, contou Marcos.

Em sua última missão, o enfermeiro passou cerca de dez dias em território Yanomami e presenciou diversas situações de vulnerabilidade, como doenças endêmicas da região, como a malária e a desnutrição grave, além de casos de diarreia, traumas, queixas respiratórias e crianças com verminoses.

Dessa vez, a equipe enfrentará desafios como a falta de recursos tecnológicos e de energia elétrica, o que exigirá improvisação para garantir o atendimento às pessoas. Mas, apesar das dificuldades, o enfermeiro está determinado a ajudar os indígenas em mais uma missão humanitária.

*Com informações da Ascom da Secretaria de Saúde de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Grandes atrações vão comandar a Feijoada do Externato São Francisco de Assis neste sábado

    A tradicional Feijoada Beneficente do Externato São Francisco de Assis [...]

  • Petrobras atinge marca de 1 milhão de acionistas individuais na bolsa

    A Petrobras alcançou a marca inédita de um milhão de [...]

  • É fake: comprovante de votação não serve como prova de vida

    A notícia que circula na internet, supostamente assinada pelo Tribunal [...]

  • Entenda a proposta que retira gastos com terceirização dos limites de despesas com pessoal

    Pronto para ser analisado no Senado Federal, o projeto de [...]

  • Bolsa Família: CAIXA alerta beneficiários para golpes por SMS e WhatsApp

    Atenção, beneficiários do Bolsa Família! A CAIXA alerta sobre um [...]