Com a chegada do outono, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a importância de continuar em alerta acerca das arboviroses, mesmo com o fim da estação mais quente do ano. Segundo a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, o período do outono é marcado pela ocorrência de chuvas e temperaturas quentes, o que contribui para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, com mais intensidade e em menor tempo.

De acordo com dados da SES, de janeiro a 9 de março deste ano foram registrados 218 casos de dengue, 89 de chikungunya e 11 de zika em Sergipe. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo nos casos de dengue e uma queda bastante relevante no número de pessoas confirmadas com chikungunya.

Para combater o vetor, a SES realiza o monitoramento da presença do Aedes Aegypti em parceria com as Secretarias Municipais. No entanto, é fundamental que a população também faça a sua parte, evitando o acúmulo de água em lavanderias, tonéis, pneus e plantas, que podem se tornar criadouros do mosquito.

Os sintomas envolvendo dengue, zika e chikungunya são semelhantes, geralmente envolvendo febre, dor de cabeça e no corpo. Caso apresente outros sintomas mais específicos, é recomendado procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Grandes atrações vão comandar a Feijoada do Externato São Francisco de Assis neste sábado

    A tradicional Feijoada Beneficente do Externato São Francisco de Assis [...]

  • Petrobras atinge marca de 1 milhão de acionistas individuais na bolsa

    A Petrobras alcançou a marca inédita de um milhão de [...]

  • É fake: comprovante de votação não serve como prova de vida

    A notícia que circula na internet, supostamente assinada pelo Tribunal [...]

  • Entenda a proposta que retira gastos com terceirização dos limites de despesas com pessoal

    Pronto para ser analisado no Senado Federal, o projeto de [...]

  • Bolsa Família: CAIXA alerta beneficiários para golpes por SMS e WhatsApp

    Atenção, beneficiários do Bolsa Família! A CAIXA alerta sobre um [...]