Durante este mês de março, a capital de Sergipe registrou 198 milímetros de chuva, de acordo com o sistema ClimAju. Este valor supera a média histórica para o mês de 73,3 milímetros. Apesar disso, não houve ocorrências relacionadas à chuva registradas pelo serviço emergencial 199 da Defesa Civil, que é vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).
A Prefeitura de Aracaju mantém um monitoramento contínuo da instabilidade climática e desenvolveu medidas preventivas e de preparação para a quadra chuvosa, incluindo o mapeamento e monitoramento de áreas de risco, ações de conscientização junto às comunidades mais vulneráveis, limpeza de canais, desobstrução do sistema de drenagem, capacitação constante das equipes e interlocução com outras instituições envolvidas na Proteção e Defesa Civil.
Desde o último sábado, os pluviômetros da capital registraram um acumulado de 73,5 mm de chuva, com maior incidência no bairro Jardim Centenário no último fim de semana. Até o momento não há registro de ocorrências.
Os moradores de Aracaju podem acompanhar as condições meteorológicas da cidade em tempo real na plataforma ClimAju, disponível no site da prefeitura. O aracaju.se.gov.br/climaju possibilita acesso à previsão do tempo, com informações atualizadas diariamente e imagens ao vivo de várias regiões da cidade.
Além disso, o serviço de alerta por SMS gratuito 40199 visa manter a população informada sobre possíveis riscos causados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Para se inscrever, basta enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo de texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.
*Com informações da Agência Aracaju de Notícias