O governo federal lançará o programa Voa, Brasil, destinado a reduzir os preços das passagens aéreas no país, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O objetivo é democratizar o acesso a passagens aéreas com um custo estimado de R$ 200 por trecho voado. Servidores públicos nos três níveis de governo, aposentados e pensionistas da Previdência Social e estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil serão beneficiados pelo programa. Os participantes poderão comprar até duas passagens por ano, com direito a um acompanhante em cada trecho. Os bilhetes deverão ser pagos em até 12 vezes com juros, no valor de até R$ 72 para cada prestação.

O ministro esclareceu que o custo de cada trecho é calculado considerando o número de assentos por quilômetro voado. Quanto mais assentos por quilômetro estiverem preenchidos, mais barato deve ficar o preço. O programa será oferecido fora da alta temporada, em dois períodos: de fevereiro a junho e de agosto a novembro, quando tradicionalmente ocorre uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos.

O governo federal não subsidiará o programa, apenas o organizará. As vendas serão intermediadas pela Caixa Econômica e pelo Banco do Brasil, e as próprias companhias aéreas oferecerão a opção Voa, Brasil em seus sites. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) acompanha a proposta do governo e se coloca à disposição para contribuir no debate. O ministro espera que o programa comece a funcionar no segundo semestre deste ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Transmissão do Forró Caju 2025 atinge quase um milhão de visualizações e fortalece impacto cultural da festa

    A transmissão oficial do Forró Caju 2025, promovida pela Prefeitura [...]

  • Oferta de testes rápidos de IST/Aids seguem em julho na Vila do Forró

    Com foco na prevenção e no cuidado com a saúde [...]

  • CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades; veja blocos temáticos e como escolher cargo

    O edital do Concurso Nacional Unificado 2025 (CNU 2) foi [...]

  • SMTT de Aracaju altera sentido em duas ruas no bairro Luzia a partir de segunda-feira, 7

    A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju [...]

  • Huse lança campanha ‘Julho Verde’ em Sergipe e destaca importância de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

    Com o slogan ‘Informação salva vidas’, o Hospital de Urgências [...]