O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), em reunião realizada nesta segunda-feira, 13, aprovou a proposta de redução da taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nova taxa foi estabelecida em 1,70% ao mês, uma redução significativa em relação ao patamar mensal anterior de 2,14%.

A medida abrange mais de 37 milhões de cidadãos, incluindo aposentados e pensionistas, que têm contrato ativo de empréstimo consignado. Além disso, o valor percentual para o cartão de crédito consignado também foi reduzido para até 2,62%, contra os 3,06% do percentual anterior.

Atualmente, cerca de oito milhões de beneficiários têm contrato ativo de empréstimo consignado, e aproximadamente 1,8 milhão já chegaram ao limite de utilização da margem, que é definido em 45% do benefício. Para o ministro Carlos Lupi, é fundamental haver mudanças nas faixas para aqueles que recebem menos de dois salários mínimos.

A próxima reunião do CNPS, em 27 de abril, tem como objetivo discutir o percentual de margem vigente. Além disso, foram aprovadas a formação de comissões de trabalho para analisar o modelo do cartão de crédito consignado e a competência do colegiado.

*Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Após acordo, governo publica MP para renegociação das dívidas rurais

    Foi publicada na noite desta quarta-feira (15) a medida provisória [...]

  • Ações pró-armas de Trump devem favorecer facções criminosas no Brasil

    O pacote com 34 medidas para flexibilização de regras para [...]

  • Prefeita Emília celebra aprovação do PLDO construído com participação popular e Legislativo

    A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, na sessão desta quinta-feira, [...]

  • Inscrições para edição do segundo semestre do Fies 2026 terminam hoje

    Termina nesta quinta-feira (17) o prazo para inscrição no processo seletivo do [...]

  • Em dez pontos, governo brasileiro rebate argumentos do tarifaço 301 estadunidense

    O Governo brasileiro se manteve aberto ao diálogo com as [...]