Em celebração à Semana de Prevenção à Endometriose e Infertilidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta sobre os cuidados necessários com a endometriose, doença que afeta a saúde feminina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose atinge cerca de 176 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo mais de sete milhões apenas no Brasil.

Os sintomas da doença incluem dores fortes durante o período menstrual e próximos a ele, cólicas menstruais intensas, dor pélvica crônica que irradia para a região anal, dor durante a relação sexual e alterações intestinais e urinárias.

Para prevenir e diagnosticar precocemente a endometriose, é importante que as pacientes realizem consultas regulares. No Sistema Único de Saúde (SUS), as usuárias devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para uma avaliação clínica e, se necessário, serão encaminhadas para o ambulatório do Hospital Universitário (HU) de Aracaju, onde serão acompanhadas por profissionais especializados.

O tratamento da endometriose pode ser feito de forma medicamentosa ou cirúrgica, dependendo do quadro clínico da paciente. É importante buscar acompanhamento médico especializado para receber o tratamento adequado.

A Semana de Prevenção à Endometriose e Infertilidade foi instituída pela Lei nº 8.438 para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

    O governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) nesta terça-feira [...]

  • Prefeitura de Aracaju institui o Dia Municipal da Mulher Empreendedora

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa sancionou, na tarde desta [...]

  • Ricardo Marques é homenageado com o Selo Amigo da Causa da Mulher pelo Instituto Ágata

    Em reconhecimento ao seu apoio contínuo à luta contra a [...]

  • Vila do Natal Iluminado 2025 entra na última semana de programação

    Quem ainda não curtiu ou quem já foi e quer [...]

  • Indulto de Natal exclui condenados por atentado à democracia

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto [...]