Secretário de Estado garante ações integradas com o mercado privado e com o poder público municipal

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

A reportagem do Cinform On Line conversou com o novo secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco. Na oportunidade ele traçou algumas de suas metas à frente da Pasta para o Setor, prometendo, para até o final de Março, o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo.  O secretário explica que recebeu a orientação do governador Fábio Mitidieri (PSD) para ele dar movimento à atividade turística no Estado também através de eventos. Uma de suas preocupações é que o turista não venha apenas descansar, mas, também, conhecer Sergipe e suas potencialidades. Confira a seguir, e na íntegra, esta breve entrevista:

CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, há sempre o questionamento sobre a falta de secretários de Turismo especializados na área em Sergipe. Essa cobrança o incomoda ou o estimula a revolucionar o setor?

MARCOS FRANCO: Não, essa cobrança não me incomoda. Sou um gestor que vem da inciativa privada. Enquanto gestor, estou neste espaço para desenvolver talentos e atividades junto aos técnicos da área na busca por resultados positivos. Meu papel é trazer resultados para as políticas públicas estabelecidas pelo Governo do Estado no tocante ao turismo. Então, fico muito à vontade para dizer que nosso corpo técnico é composto por profissionais de extrema experiência e competência na área do turismo. Há técnicos com formação acadêmica muito consistente que, alinhados à minha experiência de gestão, vão contribuir para atingir os objetivos estabelecidos pelo governador Fábio Mitidieri, ou seja, naturalmente aumentar a demanda de visitantes em Sergipe. Para tanto, teremos ações integradas com o mercado privado e com o poder público municipal. Tudo isso tem como primeiro e essencial objetivo a geração de emprego e renda, fortalecendo o turismo e a economia do Estado.

CINFORM ON LINE: Agora, vamos à pergunta que não quer calar: qual a sua estratégia para nos tornarmos tão atrativos quanto os nossos vizinhos de Alagoas e da Bahia?

MARCOS FRANCO: A estratégia utilizada para que Sergipe consiga se destacar entre esses dois gigantes do turismo do Nordeste – Bahia e Alagoas – é criatividade, investimento em promoção e inovação. Precisamos agir com criatividade para encontrarmos, no que tange o posicionamento e o conceito do destino no mercado nacional, uma identidade e discutir os elementos culturais e naturais associados ao comportamento do sergipano, que é um povo acolhedor, ordeiro. O investimento em promoção, por sua vez, deve ser constante, contínuo nos mercados nacionais emissivos. Devemos ir aos públicos que fomentam, que circulam o mercado do turismo, que são o consumidor especializado, com investimentos em operadoras e companhias aéreas, e o consumidor final por meio de campanhas publicitárias nos ambientes on-line e off-line. Vamos, então, trabalhar para promover inovação no setor, apresentando, inclusive, novos roteiros turísticos que atraiam o visitante. Além disso, é importante destacar a importância de investir em parcerias com os setores público e privado, com entidades, como Banese, Sebrae/SE, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), entre outros. Tudo isso estará no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Sergipe, que será apresentado no final deste mês.

CINFORM ON LINE: Há um conceito de que Sergipe é “território de descanso” para os turistas. O governador Fábio Mitidieri, por sua vez, tem uma visão diferenciada com a promoção de uma agenda de eventos. O que o senhor pensa neste sentido e qual a sua programação?

MARCOS FRANCO: De fato, Sergipe é conhecido como um local de tranquilidade, de sossego. Isso pode ser positivo na perspectiva turística, porque, em muitos momentos, os visitantes correm para Sergipe para “fugir” de eventos nacionais nos grandes centros, a exemplo do Carnaval. Mas a proposta da gestão do governador Fábio Mitidieri é dar movimento à atividade turística no Estado também através de eventos. Até o final deste mês, lançaremos o calendário de eventos, cuja proposta é ser instrumento para guiar não somente a gestão pública, mas, também, o mercado privado, à medida que já há eventos confirmados – de lazer ou de negócios – e com capacidade para atrair visitantes para Sergipe. Isso mostra como o governador é sensível à necessidade de gerar mais movimento no turismo interno. E, por meio dessa política de desenvolver eventos com interface com o turismo, buscamos alcançar esse objetivo em curto prazo.

Destaque-se que queremos incentivar o turismo em geral, para que o turista não venha apenas descansar, mas, também, conhecer nosso Estado. Queremos criar essas demandas justamente para mostrar ao visitante que há outras opções além do descanso. Esse atrativo é o que vamos divulgar, a fim de que os visitantes tenham tal conhecimento disponível. Isso facilita o processo, pois o turista já chega e sabe o que vai fazer. A ideia é ter essa demanda de divulgação com antecipação, para que o turista saiba dos nossos atrativos com antecedência. É por isso que vamos lançar o calendário anual com nossos principais eventos, como o São João, o Pré-Caju, o Réveillon, que são os mais tradicionais. Além disso, há os eventos que já estamos adquirindo para este ano e também para 2024. Inclusive, há grandes eventos já fechados para o ano que vem, como o 26° Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), o maior do setor na América Latina, além de um evento médico em nível nacional.

CINFORM ON LINE: O senhor já conseguiu visitar alguns dos pontos turísticos do nosso Estado? Tanto quem vem de fora quanto quem reside em Sergipe sempre faz alguns questionamentos em relação a investimentos, estrutura, segurança, dentre outros aspectos. Como tornar nosso Estado “melhor receptivo”?

MARCOS FRANCO: Naturalmente, como sergipano, conheço os pontos turísticos do nosso Estado. E, como secretário, já visitei alguns pontos turísticos nesses últimos dois meses. Entre as cidades visitadas, cito algumas, como Laranjeiras, Propriá, Riachuelo, São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda. Inclusive, recebi as visitas de diversos prefeitos de outros municípios, solicitando nossa presença nas respectivas cidades. Em breve, vamos montar uma logística para realizar as visitas.

É importante dizer que a prioridade de investimento, de infraestrutura e de segurança é uma política do nosso governo. O governador é muito alinhado com o turismo e, junto conosco, vem construindo algumas ideias para que possamos melhorar ainda mais a infraestrutura associada ao turismo, a segurança nos espaços turísticos e nos roteiros turísticos do Estado. Por isso, além do calendário de eventos, até o final deste mês, vamos lançar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Estado.

CINFORM ON LINE: Há junto a sua equipe de trabalho algum planejamento no sentido de alinhar parcerias e ações de divulgação e atração de turistas com os prefeitos e seus respectivos municípios?

MARCOS FRANCO: Há sim. Temos uma equipe técnica destinada a trabalhar políticas públicas no sentido de dialogar com os municípios para promover ações e parcerias. Estamos construindo um formato próprio de trabalho. Exemplo: nessa sexta-feira [dia 10 de março], houve uma reunião com representantes de três municípios – Campo do Brito, Macambira e São Domingos – para discutir a viabilidade de implantação da Rota da Farinha, um projeto que já vinha em curso. Assim, até o final do mês, faremos algumas reuniões setoriais para avançar no planejamento participativo da Secretaria e para, também, discutir soluções para os municípios. Entendemos que o turismo é feito por todos, não somente pela gestão pública estadual, mas, também, pelo setor privado e pela gestão pública municipal. Com todos esses atores unidos, focados em fazer o turismo um instrumento de desenvolvimento social e econômico do Estado, acreditamos que podemos transformar o turismo na gestão em curto e médio prazos.

Saliento que muitas das nossas ações não foram publicizadas, porque serão apresentadas em um único pacote. Assim, está prevista para o fim do mês a apresentação para a sociedade do Plano Estratégico e de Desenvolvimento do Turismo. Serão mostradas as ações já realizadas em pouco mais de dois meses e o que será feito na nossa administração. Destaco, ainda, que nossa preocupação é publicizar, de fato, ações realizáveis. Por isso, estamos aguardando até o final do mês, porque temos todas essas reivindicações de investimento e de outras ações técnicas para preparar ações efetivas, realizáveis, pois o objetivo é conseguir, de fato, ampliar substancialmente o volume de visitantes em Sergipe.

CINFORM ON LINE: A reforma e ampliação do nosso aeroporto avançou muito no governo de Jair Bolsonaro. Qual a previsão de conclusão dos serviços? Já existe alguma estratégia para atração de mais voos saindo de Aracaju?

MARCOS FRANCO: O Aeroporto Santa Maria, hoje, é uma concessão para a empresa Aeroportos do Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil), que vem trabalhando na ampliação desse equipamento. Recentemente, participei de uma visita técnica com a presença do governador Fábio Mitidieri e da secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi. Nós nos reunimos com o diretor geral da Aena Brasil para o Nordeste, Joaquín Rodriguez, e com todo o corpo administrativo. Na oportunidade, eles nos apresentaram o projeto, o investimento e também o prazo de entrega, cuja expectativa é para julho.

Desse modo, até o meio do ano, teremos um aeroporto ampliado e com todas as características técnicas necessárias. O novo terminal terá duas novas pontes de embarque, novas escadas rolantes e elevadores, ampliação da área pública, nova sinalização, implantação de ar-condicionado, isolamento acústico, novo sistema informativo de voos, ampliação do pátio para aeronaves, embarque duas vezes maior, esteiras de bagagens mais ágeis e certificação para voos internacionais. E contará, ainda, com moderno sistema de inspeção de bagagens, adequando-o aos padrões internacionais de segurança, tratamento de águas e uso de energia limpa, áreas de escape, pista prolongada em mais 300 metros, recapeada e com nova drenagem, para pousos e decolagens mais precisos, além de nova sinalização e iluminação.

Além disso, é importante falar sobre a questão dos voos. Nesse sentido, estamos dialogando com as companhias para a ampliação da mala aérea. Já tivemos reuniões com a Gol, Latam e Azul.

CINFORM ON LINE: Somos um Estado com um litoral pouco explorado. É sabido que existem limitações por questões ambientais e por serem áreas de Marinha. Mas como o turismo pode e vai ser difundido para a atração de turistas para as nossas praias? Temos estrutura pronta para receber bem as pessoas?

MARCOS FRANCO: De fato, há algumas questões jurídicas e legais que impedem um maior desenvolvimento do investimento em algumas áreas de Sergipe, a exemplo do Litoral Sul. E todas essas questões ambientais já estão em nosso radar, já estão inventariadas. Vamos fazer o tratamento disso junto aos órgãos competentes e com a gestões municipais, para tentar solucionar ou trazer o encaminhamento para resolver esses problemas. Apesar de toda essa dificuldade, percebemos um volume significativo no turismo nessas regiões em que há alguma limitação ambiental associada à área jurídica. Um exemplo é a Praia do Saco, em Estância, onde há um empreendimento com uma ação federal judicializada, mas existe um turismo muito pujante. Muitos receptivos de Aracaju levam diariamente visitantes para a Praia do Saco, não somente para curtir a beleza do lugar, mas, também, para passear de lancha, fazer as trilhas de buggies nas dunas e paralelamente se deliciar com a gastronomia dos bares e restaurantes da região.

CINFORM ON LINE: Logo chegarão os festejos juninos, que fazem parte das nossas tradições culturais. Como a secretaria está planejando este período para a atração de turistas?

MARCOS FRANCO: Os festejos juninos são o grande momento da cultura popular do Nordeste e do nosso Estado em especial que tanto ama celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro. O governador Fábio Mitidieri, que é um grande fomentador da cultura e em especial da cultura associada ao ciclo junino, está pessoalmente capitaneando algumas ações e projetos alinhados com a cultura e o turismo, para que façamos os festejos juninos no Estado ainda maiores neste ano de 2023. Além de se preparar para esse momento, a Secretaria de Estado do Turismo também está discutindo ações promocionais nos mercados emissivos locais e regionais do Sudeste, Sul e Nordeste. E mais: também está preparando ações para conseguirmos impactar esse visitante que venha ao nosso Estado curtir os festejos juninos.

CINFORM ON LINE: Um tema recorrente sobre o turismo terrestre em Sergipe é a dificuldade com a demora para duplicar as BRs 101 e 235. Até que ponto o atraso nessas obras tem prejudicado o setor?

MARCOS FRANCO: De fato, a demora nas obras da BR-101 e da BR-235 impacta na atividade turística, porque, em algum momento, pode inibir a vinda de visitantes pela via rodoviária. Porém, temos muita expectativa de que, em breve, o governo federal, tendo iniciado já em fevereiro a retomada das obras, que elas possam ser concluídas em tempo hábil, para termos esse público que vem pela via rodoviária ampliado e, assim, consigamos aumentar ainda mais a demanda de visitantes em nosso Estado.

CINFORM ON LINE: A Secretaria já tem alguma ação planejada em sintonia com toda a cadeia produtiva (hotéis, pousadas, restaurantes) no sentido de melhor receber os turistas em nosso Estado?

MARCOS FRANCO: Nós já estamos dialogando com alguns setores da cadeia produtiva do turismo, a exemplo da ABIH/SE, do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), entre outras entidades. Desse modo, buscamos alinhamento para promover ações conjuntas. Como já foi dito aqui nesta entrevista, ainda no mês de março, vamos apresentar o planejamento estratégico das ações a serem feitas durante o ano, no sentido de desenvolver o turismo para melhor receber o visitante e aumentar a demanda do turismo de forma ampliada.

CINFORM ON LINE: E, concluindo a entrevista, como ampliar e melhorar a exploração do turismo religioso? Quais são os planos da secretaria neste sentido?

MARCOS FRANCO: O turismo religioso é um grande segmento dentro do turismo do Estado. Vem, ano a ano, ampliando a capacidade de atrair visitantes. Diante disso, temos dialogado com os representantes municipais dos principais roteiros e destinos que exploram o turismo religioso, a exemplo de São Cristóvão, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo e Propriá, conhecidos pelas romarias, e Carmópolis, que surge com um novo projeto, a “Cidade Bíblica”, em breve em operação. Buscamos, então, ampliar e trabalhar a logística junto aos grandes mercados, apresentando esses atrativos. Nas próximas feiras e trabalhos segmentados a esse público, vamos apresentar tanto as tradições como o que há de novo, de mais recente nessas atividades de turismo religioso no nosso Estado.

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