O Ministério da Saúde destacou a importância de completar o ciclo vacinal contra a covid-19 e informou que aqueles que estão com doses atrasadas podem procurar um posto de vacinação a qualquer momento. O governo federal lançou, no mês passado, o Movimento Nacional pela Vacinação para retomar o alto índice de cobertura vacinal no país.

A primeira etapa da campanha é direcionada ao grupo prioritário de idosos acima de 70 anos, pessoas com imunossupressão, indígenas e quilombolas, com a aplicação da dose bivalente do imunizante. No entanto, a população que ainda não completou o ciclo vacinal primário ou não recebeu a terceira e quarta doses de reforço também pode procurar unidades de saúde para ser imunizada com a vacina monovalente.

O Ministério da Saúde enfatiza que a imunização completa é fundamental para manter a memória imunológica contra a covid-19. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com 1,5 mil pessoas revelou que, após seis meses da segunda dose, os anticorpos caíram entre os pesquisados. No entanto, com o reforço na imunização, houve aumento considerável da proteção contra o coronavírus.

Para receber a vacina bivalente contra as variantes mais perigosas do vírus, é necessário ter completado o ciclo vacinal de quatro doses, respeitando um intervalo de quatro meses desde a última recebida. Em março, o governo pretende expandir a dose bivalente para toda a população acima de 12 anos de idade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Huse lança campanha ‘Julho Verde’ em Sergipe e destaca importância de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

    Com o slogan ‘Informação salva vidas’, o Hospital de Urgências [...]

  • Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses

    Desde o início da semana, crianças com 12 meses de [...]

  • Gestores escolares participam do 2° dia de formação promovida pela Educação de Aracaju

    Após realizar pesquisa com diretores das unidades de ensino municipal, [...]

  • Governo de Sergipe fortalece trabalho de catadores com o projeto Coleta do Bem durante os festejos juninos

    A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações [...]

  • Serra da Miaba I vira Unidade de Conservação em São Domingos

    Localizado no agreste sergipano, o município de São Domingos deu [...]