Ministério fará chamadas públicas para seleção e execução de projetos

Nesta quarta-feira (8), uma nova portaria do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), instituindo o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa tem como objetivo enfrentar as estruturas machistas e racistas que operam na divisão do trabalho na saúde, além de combater diversas formas de violência relacionadas ao trabalho na área da saúde. O programa visa promover a equidade de gênero e raça, valorizando as trabalhadoras do SUS e oferecendo a elas ações de promoção e reabilitação da saúde mental, considerando as especificidades de cada grupo.

Entre os principais princípios do programa, destacam-se a inadmissibilidade de todas as formas de discriminação e preconceito de gênero e raça, a laicidade do Estado, a equidade, a transversalidade da política de equidade de gênero e raça em todas as políticas públicas, a defesa ampla na isonomia de direitos entre gênero e raça, e a participação e controle social.

Segundo a portaria, o Ministério da Saúde fará chamadas públicas para seleção e execução de projetos direcionados aos entes federados, instituições de ensino ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que tenham interesse em desenvolver ações no âmbito do programa.

Além disso, o ministério incentivará a articulação intersetorial com órgãos da segurança, educação, política para mulheres e assistência social para elaboração de estratégias conjuntas de equidade de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher no ambiente de trabalho.

Com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS, o Ministério da Saúde busca não apenas promover a equidade de gênero e raça, mas também garantir a saúde e o bem-estar das trabalhadoras do SUS, contribuindo para um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 têm até 30 de abril para realizar o pagamento do licenciamento

    O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) dá seguimento [...]

  • Acusado de abuso sexual contra adolescentes terá de pagar indenização por dano moral coletivo

    TRT/SE manteve condenação ao réu, em ação ajuizada pelo MPT-SE [...]

  • Professor Wilson lança Projeto ‘JWS Investidor Anjo’ e abre inscrições para jovens empreendedores

    Jovens empreendedores que sonham em tirar suas ideias do papel [...]

  • Maquiagem gratuita e dicas de maquiagem neste sábado em Aracaju

    No próximo sábado (5) acontecerá uma ação especial de carnaval [...]

  • Após solicitação de Maurício Maravilha, Emsurb faz limpeza de canal na Avenida Alexandre Alcino

    O vereador Maurício Maravilha(União Brasil ) expressou sua satisfação , [...]