Na tarde de quinta-feira, dia 2 de março, quinze bebês internados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes receberam a primeira dose do medicamento palivizumabe, que os protegerá contra o vírus sincicial respiratório, responsável por causar pneumonias e infecções respiratórias graves em bebês prematuros, cardiopatas ou pneumopatas. Treze desses bebês estão na UTI neonatal (Utin), um está na Unidade Intermediária (Uncinco) e o outro na Ala Verde do Método Canguru (Uncinca).

De acordo com o Ministério da Saúde, as infecções respiratórias agudas no primeiro ano de vida podem ser responsáveis por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias durante os períodos de sazonalidade. O vírus sincicial respiratório é responsável por mais de 50% das infecções respiratórias em bebês com até um ano de idade e por mais de 65% das internações em bebês prematuros. A coordenadora Estadual da Assistência Farmacêutica, Juliana Santos, afirmou que se a criança por alguma razão deixar de tomar uma das doses da palivizumabe, ela ficará desprotegida.

O medicamento palivizumabe será administrado cinco vezes até julho. É extremamente importante que os pais ou responsáveis não deixem de trazer a criança para receber as doses necessárias. A Assistência Farmacêutica Estadual assegurou que terão as doses necessárias para imunizar as crianças sergipanas que atendam ao perfil de uso protocolo clínico.

Em Sergipe, o medicamento é administrado pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais do Estado de Sergipe (Crie), unidade da Secretaria de Estado da Saúde. É importante lembrar que o vírus sincicial respiratório circula com mais sazonalidade nesta época do ano e tem maior probabilidade de infecção aqueles que não se vacinaram ou com imunização incompleta. Durante o período da sazonalidade, fevereiro a julho, as crianças devem tomar cinco doses do imunizante, ou seja, uma dose por mês.

*Com informações da Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • MEC amplia os Cantinhos da Leitura pelo Brasil

    Até o início de setembro de 2024, o Ministério da Educação (MEC) investiu R$ [...]

  • Medicamentos no SUS: acordo promovido pelo STF deve melhorar acesso

    Um acordo conduzido pelo Supremo Tribunal Federal e firmado entre [...]

  • Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

    Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sistema [...]

  • Justiça mantém inelegibilidade de Jeferson Santana, em Maruim

    A juíza da 14ª Zona Eleitoral, Andréa Caldas de Souza [...]

  • Expo Glória 2024 começa com expectativa de fortalecimento do agronegócio

    Expo Glória 2024, feira agropecuária tradicional da região do alto [...]