Na última quarta-feira, 22, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) protocolou mais um Projeto de Lei (nº613/2023) que altera dispositivos da Lei 9.430, de 27 de dezembro de 1996, que dispõe sobre a legislação tributária federal.

Na prática, o projeto prevê a não aplicação de multas de forma indiscriminada ao empresário, devido a “suposta” sonegação ou omissão de dados à Receita Federal.

“O contribuinte que intencionalmente sonega, simula ou omite dados à Receita Federal é multado em 150% do valor devido ao fisco. Entretanto, nos últimos anos o que se vê são fiscais da Receita aplicando essas multas indevidamente, prejudicando os empresários e contribuintes, tornando as dívidas impagáveis.”, explica o deputado Thiago de Joaldo.

O objetivo do Projeto de Lei é que a aplicação da multa de 150% sobre o valor devido, seja feita apenas se houver provas irrefutáveis de que o contribuinte estava praticando algum ato ilegal.

“A aprovação desse ajuste na legislação trará uma grande melhoria no ambiente de negócios, uma vez que o setor empresarial já tem uma alta carga tributária e grandes barreiras para empreender. A minha intenção é desburocratizar cada vez mais esse ambiente e facilitar a vida dos empreendedores”, finaliza o parlamentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

    A arrecadação federal total cresceu 9,77% em outubro na comparação [...]

  • MEC destina R$ 79,7 mi para promover equidade racial no País

    Há 21 anos, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o [...]

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]