O Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), anunciou nesta terça-feira (28) a redução da vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, que passará dos atuais 2.000 m³/s para 1.500 m³/s a partir de hoje, e para 1.100 m³/s a partir de quarta-feira (1º de março).

Segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a diminuição gradativa da vazão ocorre em razão da diminuição das chuvas na Bacia do Rio São Francisco e da necessidade de atender a sequência da curva do volume de espera do Reservatório de Xingó para o período, estando a situação hidrológica permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores em função da evolução das chuvas ou vazões na Bacia do Rio São Francisco.

A Supdec ressalta que em caso de novas alterações de vazão, a população será informada por meio dos veículos de comunicação e ainda por mensagem de alerta da Defesa Civil Estadual via SMS.

A vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó teve evolução gradativa desde o último 10 de janeiro em virtude de precipitações acima da média na Região Sudeste, aumentando os reservatórios das usinas hidrelétricas de Três Marias, no estado de Minas Gerais, e de Sobradinho, na Bahia, o que por conseguinte ocasionou a cheia na bacia do Rio São Francisco, tendo atingido o volume máximo de 4.000 m³/s em 16 de janeiro, permanecendo esse índice até o dia 3 de fevereiro, quando baixou para 3.500 m³/s, diminuindo gradativamente até o estágio atual.

A Supdec informou ainda que adotou medidas em prol dos comerciantes ribeirinhos desde que a defluência baixou para 2.000 m³/s em 13 de fevereiro. “Desde então, orientamos as coordenadorias municipais da Defesa Civil que solicitassem à companhia de fornecimento de energia o religamento da parte elétrica dos estabelecimentos comerciais, o que foi acatado. Tal medida possibilitou aos comerciantes o retorno às vendas antes do período do Carnaval, e assim voltassem à normalidade das suas atividades comerciais”, explicou o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz.

*Com informações da Ascom do Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Verão Europeu movimenta turistas sergipanos em busca de experiências internacionais

    O planejamento turístico dos sergipanos que querem aproveitar o famoso [...]

  • Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país

    A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) [...]

  • Ampliação do número de mulheres à frente de secretarias de Estado reforça representatividade feminina no Governo de Sergipe

    A transição do secretariado estadual de 2026 marcou um avanço [...]

  • Ricardo Marques “muda de lado” e pode ter jogado fora seu “capital político”!

    Já há algum tempo todos nós sabíamos que a relação [...]

  • SANTA ROSA DE LIMA – “O ‘Sergipe é aqui’ demonstra o cuidado do Governo com os municípios”

    Janílson Alves diz que Caravana aproxima os serviços públicos da [...]