A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, destinadas a crianças recém-nascidas. A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas UBSs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina e José Calumby.
A vacina BCG é específica contra a Mycobacterium tuberculosis, uma bactéria que provoca a tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A vacina protege contra formas graves da doença e é aplicada preferencialmente no braço, em dose única, ainda na maternidade.
A pediatra do Programa Materno Infantil da SMS, Soraya Moura, enfatiza a importância da vacinação dos recém-nascidos contra a tuberculose. De acordo com a especialista, a tuberculose tem crescido no país e a vacina BCG é uma importante ferramenta para a prevenção da doença. Ela ressalta que os pais devem estar conscientes da importância da vacinação e levar seus filhos recém-nascidos para serem imunizados.
As vacinas são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças, pois durante o primeiro ano de vida, o bebê recebe um número maior de vacinas, diferente de outras etapas da infância e da vida adulta. Quando um bebê nasce, o organismo não possui as defesas necessárias para combater infecções de origem externa, como vírus e bactérias. As vacinas possuem um importante papel, diminuindo os riscos de doenças e possibilitando um crescimento saudável.
A SMS reforça a importância da vacinação como uma forma de prevenção contra doenças contagiosas, como a tuberculose, e incentiva a população a se informar sobre as vacinas disponíveis e seus esquemas de imunização.