Aeronave foi estratégica para prevenir ocorrências graves durante o Carnaval. Operação aconteceu em cidades como Barra dos Coqueiros, Neópolis, São Cristóvão, praia de Estância e Pirambu

Uma das estratégias para trazer a presença ostensiva da Segurança Pública durante todo o período de Carnaval foi o comparecimento do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria da Segurança Pública (GTA/SSP) em diversas partes do estado. Foram ao menos 15 horas de voos, exclusivamente na Operação Carnaval, na capital e em cidades como Barra dos Coqueiros, Neópolis, São Cristóvão, praia de Estância e Pirambu. Além disso, o GTA/SSP deu suporte à Secretaria de Estado da Saúde no apoio aeromédico.

O patrulhamento aéreo preventivo teve uma ênfase maior em todo o litoral sergipano e nas cidades onde houve grandes festas no Carnaval. “Todos os pontos de concentração de foliões foram exaustivamente visitados pelo GTA durante todos os dias de Carnaval, desde a quinta-feira da semana passada até hoje (22)”, disse o tenente-coronel Fernando Góes, comandante do GTA/SSP.

De acordo com a SSP, o GTA não chegou a ser acionado para nenhuma ocorrência grave nesse período, no entanto, teve um potencial preventivo de quase 3 mil servidores da Segurança Pública de Sergipe. “Sem dúvida ampliou a capacidade do estado de manter a segurança e oferecer um melhor serviço à população”, frisou coronel Fernando.

Composição

O GTA é composto por policiais militares e civis e bombeiros militares e atuou em sinergia com o planejamento operacional divulgado na última quinta-feira, dia 16 de fevereiro. A atuação da Polícia Militar esteve centrada em três grandes operações: A Operação Bloqueio, nas divisas e limites territoriais; a Operação de Trânsito, para intensificar as fiscalizações de trânsito com equipes da CPTran e também do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a Operação Momo, durante os dias de Carnaval.

A Polícia Civil estabeleceu os plantões policiais em delegacias da capital e do interior sergipano. Durante os dias de Carnaval, na capital, estiveram em funcionamento os plantões do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), que fica na rua Itabaiana, nº 258, bairro São José, e da Central de Flagrantes, que está situada na Avenida Visconde de Maracaju, Santos Dumont.

Para o Carnaval 2023, o Corpo de Bombeiros priorizou a atuação em áreas de balneário, como praias, rios e barragens, a fim de evitar afogamentos. O planejamento da corporação levou em consideração que nesse período há o aumento da quantidade de pessoas nas áreas de banho. Segundo o CBM, o efetivo da corporação trabalhou para orientar banhistas e prevenção de afogamentos no estado.

Termo de cooperação

A SSP e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmaram o Termo de Cooperação nº 001/2023, que passou a ser aplicado durante o Carnaval. O termo tem como objetivo estabelecer a cooperação entre as instituições, no tocante aos atendimentos de urgência de pacientes por meio do transporte aeromédico, que é feito pelo GTA. A unidade especializada da SSP é um serviço muito usado pela SES, abrangendo resgates aéreos, aexemplo dos acidentes de trânsito de alta gravidade.


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Câmara aprova novas regras para licenciamento ambiental

    A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (17), [...]

  • Novo PAC Saúde destina R$ 6 bilhões para novas UBSs, CAPS, policlínicas e mais Samu

      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o [...]

  • Sest Senat celebra Dia do Motorista com semana de ações sociais e serviços abertos ao público

    Em reconhecimento ao papel essencial do motorista para a mobilidade [...]

  • Aracaju avança na implementação de propostas da Conferência do Meio Ambiente

    O meio ambiente tem sido uma das prioridades da gestão [...]

  • Emoção e expectativa marcam entrega dos kits da primeira turma do ‘Sergipe no Mundo’ de 2025

    "Confesso que não acreditei e até hoje a ficha não [...]