*Por Keizer Santos

Em Sergipe, no menor estado do Brasil, com pouco mais de 2,3 milhões de pessoas, é difícil encontrar uma pessoa que não goste do carnaval. Neste ano, após dois anos sem folia, em virtude da pandemia da Covid-19, a turma aproveitou mesmo para extravasar aquilo que estava preso por muito tempo, a alegria. Adulto, criança, adolescente e idoso… O que não faltou foi público de todas as idades para curtir.

A folia, que a cada ano começa mais cedo, ainda não terminou, pois diversas prefeituras sergipanas montaram programações com artistas de diferentes localidades e ritmos variados. Na maioria dos municípios, o carnaval termina na terça-feira, mas em algumas localidades, na quarta-feira de cinzas ainda tem folia, como é o caso do Povoado Flexeiras, em Santo Amaro das Brotas/SE, a partir das 15h, tem arrastão com Cid Natureza.

Na Barra dos Coqueiros, por exemplo, a festa segue até amanhã, terça-feira (21). Hoje, a partir das 12h, na praia da Costa, tem Matheus Freitas e Panka 10. Às 14h, saindo tem arrastão com Edcity, saindo da Praia da Costa com destino a Atalaia Nova. Na Atalaia Nova, a programação termina com Art Mania e Banana Nativa. Já amanhã, a festa começa a partir das 12h, na praia da Costa, com Bete Evany. Em seguida, Cid Natureza. Às 16h, tem arrastão com Guig Ghetto, saindo da praia da Costa até a Atalaia Nova, onde a festa continua com Quinto Round e Danielzinho Jr. Na praia do Jatobá, a festa começa às 15h, com Odir Caius e orquestra de frevo saindo do Bar do Turinga.

(Foto: Secom/Pirambu)

Em Pirambu, onde o Bloco da Melhor Idade foi às ruas na tarde do sábado (18), a partir de uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social. Animados pela Big Banda, centenas de idosos utilizaram adereços carnavalescos dentro do tema “Jardim Encantado das Borboletas”. Para o prefeito Guilherme Melo, a presença do bloco é essencial na programação carnavalesca do município. “Hoje o Bloco da Melhor Idade retorna a sua forma tradicional pelas ruas após alguns anos, a energia e disposição dos idosos é de impressionar. Não poderíamos nunca deixar esse bloco fora da programação do nosso Carnaval.”, disse o prefeito.

A festa em Pirambu continua nesta segunda-feira, às 10h, com o bloco “As Marisqueiras”. A partir das 13h tem arrastões com as bandas Banana Nativa e Ninha da Bahia. Em seguida, shows com OS3 e Xocolight. Amanhã, a partir das 13h, tem arrastões com Gang do Samba e Cid Natureza.

(Foto: Secom/Neópolis)

Em Neópolis, no Baixo São Francisco Sergipano, o tradicional mela-mela e o frevo são as principais atrações da festa. A festa começou com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval. Durante o dia, tem frevo e à noite, a mistura de ritmos toma conta da cidade. Na segunda-feira (20), tem Mido Santana, Devinho Novaes, Vibrações e Xokolight. Já na terça-feira (21), tem Valmir Brasil, Lobão, Vanessa Porto e Cid Natureza.

Em Estância, no Sul Sergipano, onde existe concurso para escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, a festa segue até 26 de fevereiro. Nesta segunda-feira, a partir das 16h, tem o bloco Abaisanas na praia do Abaís. Na terça-feira, a partir das 10h, tem a orquestra Zé Pereira levando muito frevo às praias do Abaís e do Saco. Às 19h, no centro da cidade, tem a orquestra da Lira Carlos Gomes e desfiles das escolas de samba União Quilombolas de Sergipe, Acadêmicos do Bem Viver, Amantes do Samba e Império do Samba.

No município de Rosário do Catete, no Leste Sergipano, a festa também segue até terça-feira (21). Hoje, segunda-feira, a partir das 12h, no balneário, tem Jeito de Ser e Vitinho Soares. O arrastão será comandado pela banda Reflexu’s. Na Praça dos Quiosques a festa será comandada por Kaelzinho Ferraz. Na terça-feira, a programação será apenas no balneário. A partir das 12h, tem Samba Family, Swing Fatal e Juninho Rodrigues. Durante os intervalos das bandas haverá apresentações da orquestra de frevo CARNAMURC e banda de frevo maestro Edinho.

(Foto: Secom/Rosário)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]

  • Municípios: entidades alegam subfinanciamento em principais áreas de interesse da população

    Algumas das principais entidades que representam os municípios brasileiros alegam [...]

  • Dr. Fellipe Menezes participa de mentoria com médica expoente no tratamento de microvasos no Brasil

    Sempre em busca de aperfeiçoamento, o experiente cirurgião vascular Dr. [...]

  • Huse registra 1.400 solicitações de relatórios para seguro DPVAT

    O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital [...]

  • Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

    O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o Plano de [...]