Encontro será realizado nesta quinta-feira, em parceria com a Abrasel SE, e tem o objetivo de apresentar as ferramentas disponíveis e as ações de melhoria na plataforma feita para os restaurantes parceiros
Aracaju, fevereiro de 2023 – O iFood, empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online, em parceria com a Abrasel Sergipe, promove, nesta quinta, 9 de fevereiro, o primeiro iFood Day. A empresa escolheu Aracaju para sediar a primeira edição de 2023 do evento, que acontecerá em diversas regiões do país em parcerias com associações locais, voltado para os restaurantes associados e com o objetivo de aproximar dos estabelecimentos locais, apresentar as ações feitas pelo iFood aos estabelecimentos parceiros que aprimorem suas vendas e experiência com a plataforma, bem como abrir espaço para escuta regional. O encontro será realizado a partir das 14h30, no Hotel Sesc Atalaia, e deverá contar com cerca de 50 estabelecimentos da região.
“Estamos muito felizes em nos reunir com esse grupo de donos de restaurantes para mostrar como o iFood tem atuado para ser um parceiro de negócios com diferenciais que contribuem com o sucesso dos parceiros no ambiente digital e físico. Ao longo dos últimos anos fizemos investimentos e melhorias importantes tanto em tecnologia como nas ferramentas que oferecemos para aprimorar cada vez mais a experiência dos restaurantes na nossa plataforma”, afirma Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de restaurantes do iFood. “A região nordeste tem um papel importante e grande representatividade na estratégia do iFood. Esse é o primeiro iFood Day que iremos realizar neste ano. Ao longo de 2023, levaremos o evento para outras regiões do país em conjunto com diferentes associações que representam bares e restaurantes.”
Durante o evento, executivos vão mostrar os processos de melhorias que o iFood tem investido nos últimos anos. A empresa vai além de oferecer a intermediação de serviços, ao conectar restaurantes e clientes, para oferecer soluções e ferramentas aos estabelecimentos para que eles prosperem na plataforma, gerando mais vendas e ganhos.
“A Abrasel é uma associação vista com bastante respeito, então, a parceria do iFood com a Abrasel Sergipe fortalece o contato dos restaurantes com o próprio iFood. Dessa forma, os estabelecimentos podem enxergar o aplicativo de delivery como um bom parceiro estratégico”, comenta Fernando Martins, Diretor da Abrasel Sergipe. “Além disso, o iFood Day contribui para estreitar relações. Hoje em dia, está tudo muito automatizado, é importante conhecer e aproximar a parte humana do iFood”, complementa.
Ações de melhoria
Em 2022 o iFood fez diversos movimentos estratégicos para proporcionar melhoria em todo seu ecossistema, composto por entregadores, estabelecimentos e clientes. Na frente de restaurantes, o principal investimento realizado foi baseado em três pilares: agenda de melhoria contínua, diálogo e transparência. As ações desenvolvidas ao longo de 2022 tem como objetivo aprimorar a experiência dos mais de 300 mil estabelecimentos parceiros cadastrados atualmente na plataforma.
Em dezembro, a empresa realizou o 8º e último encontro do ano do 1º Fórum de Restaurantes, um dos principais projetos da frente de restaurantes em 2022, que reúne um grupo de trabalho formado com 20 empreendedores parceiros e gestores do iFood, que tem como objetivo discutir sobre as vulnerabilidades e oportunidades de melhoria no ecossistema, com foco em restaurantes.
“Foi muito importante para o iFood se aproximar dos restaurantes parceiros e promover melhorias que impactam diretamente na relação deles com a plataforma. Nosso objetivo como empresa é ser amanhã muito melhores do que somos hoje para os restaurantes. Uma das principais ações que conduziram os diversos projetos que fizemos este ano foi o Fórum de Restaurantes. Junto com o grupo conseguimos avançar bastante em agendas como cancelamento, que é um dos grandes desafios que temos atualmente”, avalia Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Restaurantes do iFood.
Entre as principais melhorias já implementadas está a Nova Política de Cancelamentos, mais justa para todos os envolvidos e principalmente permitindo que consumidores e restaurantes aumentem as oportunidades de interação e cheguem em um consenso. Além disso, a empresa disponibilizou o Código de confirmação de entrega para parceiros com logística própria, reduzindo em média, 75% dos cancelamentos para os restaurantes que estão utilizando.
Outra funcionalidade importante foi o novo chat direto com os restaurantes, disponível no gestor de pedidos para ajudar na resolução de problemas operacionais e a criação de campanhas inteligentes, onde o próprio sistema direciona ao restaurante onde o investimento em promoções deverá ser alocado para gerar mais vendas dentro da plataforma.
Além dos avanços, a plataforma também acelerou outras iniciativas que contribuíram para o desempenho dos parceiros, como: o novo programa Super Restaurantes, relançado com regras mais claras e transparentes; o Entrega Fácil, serviço que ajuda os estabelecimentos a entregarem os pedidos recebidos por outros canais de venda, como telefone, redes sociais e outros aplicativos de delivery; e o cardápio digital, que substitui os antigos menus impressos, promovendo benefícios como uma experiência dinâmica ao cliente e melhora de vendas e operação do negócio.
Na frente de educação para os parceiros, o iFood Decola, plataforma gratuita que visa o desenvolvimento de habilidades técnicas e humanas a todos parceiros (entregadores, restaurantes e mercados), registrou no ano 27 mil restaurantes inscritos e 29 mil certificados emitidos. Foram disponibilizados ainda 13 eventos de capacitação online, com temáticas variadas (cardápio, precificação, promoções, gestão de pessoas, como montar combos, entre outros), impactando 4538 mil pessoas. Em outubro, a parceria com o SEBRAE abriu mais de 40 cursos em trilhas de gestão financeira, marketing digital, formalização, gestão do restaurante e de pessoas.
Em 2023, uma das principais apostas do iFood será continuar focando nas estratégias de melhoria contínua para os negócios dos parceiros. Um dos pontos mais importantes será o empoderamento promocional para restaurantes. O objetivo é que eles possam criar e desenvolver promoções que mais combinem com seus perfis: crescimento de faturamento ou rentabilidade.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. E para proporcionar uma experiência completa a cada um deles, a entrega vai além do delivery. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.
Com mais de 65 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, atua também em frentes de negócios complementares à sua cadeia, como mercado, fintech e benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor, a Movile, um investidor de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina e que pretende ser o maior ‘fabricante de tese’ da região. Por meio do portal de notícias da empresa, o iFood News, são repercutidos os principais temas da atualidade e da Nova Economia, conteúdos sobre negócios, cases e tendências sobre inovações no país e no mundo.