A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta quarta-feira, 8, a terceira e última fase da Matrícula Online 2023, destinada ao ingresso de novos alunos na rede municipal de ensino. A partir das 7h30, mães, pais e responsáveis passaram a acessar o sistema online para solicitar as matrículas. Ao total, estão disponíveis mais de 10 mil vagas para as áreas de educação infantil, ensino fundamental parcial e em tempo integral, e Educação para Jovens e Adultos (EJA).
O processo é realizado de maneira totalmente virtual pelo endereço eletrônico www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, que pode ser acessado por computadores, tablets ou celular com acesso à internet. De acordo com o secretário municipal de Educação, Ricardo Abreu, além do processo de matrículas da rede municipal ser bem simples e rápido, também está sendo realizado atendimento às dúvidas e mais orientações ao público por meio da Central da Matrícula.
“Começamos a primeira fase da Matrícula Online 2023 em dezembro do ano passado, uma fase exclusivamente interna na rede, para a confirmação dos alunos que permaneceram na mesma escola onde estavam matriculados. Já este ano, no final de janeiro, iniciamos a fase de transferência interna que encerrou com mais de 2.200 solicitações no Portal da Matrícula. Agora estamos na fase da matrícula de novos alunos e estou convicto de que teremos um processo de matrículas bem tranquilo”, afirma Ricardo.
O movimento de pais e responsáveis na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria, começou logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. Para a diretora da instituição, Izabel Cristina Santana Campos, o momento de matrícula é muito gratificante para a rede.
“Ficamos felizes em saber que estamos sendo escolhidos pela comunidade. Essa realidade nos credencia e mostra que estamos no caminho certo. Tem sido um processo tranquilo, na medida do possível. Algumas mães têm uma certa dificuldade com essas questões tecnológicas, mas nós nos colocamos inteiramente à disposição para sempre ajuda-las”, reitera a diretora.
Quezia Lessa é uma das mães que faz questão de matricular os filhos na Emef Laonte Gama e, inclusive, é também aluna da instituição, cursa a EJA no turno da noite. “Tenho quatro filhos que já são alunos da Laonte, e eu estou tentando uma vaga para mais um filho de 11 anos, que está no 5º ano. Contando comigo, somos seis alunos. Meus sobrinhos também estudam aqui. Além de estar localizada perto da nossa casa, nós amamos a escola. Não tinha como não ser a Laonte”, disse.
A aracajuana Lauana dos Santos conseguiu matricular os filhos na nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), que será inaugurada em breve no bairro 17 de Março, e será pelo sistema de ensino integral.
“Consegui matricular meu filho de nove anos. Vim trazer a documentação e estou tentando concluir a matrícula de mais dois filhos, porque é o ideal que estudem todos na mesma escola e próximo de casa”, conta.
A fase de matrícula online para novos alunos segue até esta sexta-feira, 10, e os pais ou responsáveis terão até o dia 14 para apresentar a documentação obrigatória para a conclusão e confirmação do processo.
Central da Matrícula
Durante todo o período de matrícula, a Semed disponibiliza a Central da Matrícula, para sanar dúvidas de mães ou responsáveis que possam ocorrer durante o processo da solicitação de vaga.
Os números de telefones disponíveis à comunidade são 3179-1538/3179-1574 e o 98106-2969 (WhatsApp). A Central da Matrícula funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Documentação necessária 
– Requerimento de Matrícula, assinado pelo aluno maior de 18 (dezoito) anos, ou pelos pais ou responsável legal, quando o aluno for menor de 18 (dezoito) anos;
– Guia de Transferência da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras) ou Declaração de Escolaridade (com validade de 30 dias), para os alunos provenientes de outras escolas, mesmo que esta pertença à rede pública municipal de ensino de Aracaju;
– Cópia da Certidão de Nascimento do aluno;
– Cópia do Registro Geral ou documento de identidade do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais do estudante;
– Cópia do CPF do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;
– Cópia do comprovante de residência com o CEP;
– Declaração de vacinação atualizada, para alunos de 0 a 6 anos de idade, conforme modelo anexo – disponível da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da família;
– Cópia da Carteira de Vacinação para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental;
– Cópia do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), quando houver;
– Cópia do Cartão do Bolsa Família, quando houver;
– 03 (três) fotos 3×4 recentes;
– Para os alunos provenientes de países estrangeiros, bem como seus pais ou responsáveis legais, além dos documentos requeridos neste artigo, deverá ser apresentado o Registro Nacional Migratório (RNM) / Protocolo de Solicitação de Refúgio.
– Os pais ou responsáveis legais pelo aluno e o aluno, quando maior de 18 (dezoito) anos, além dos documentos mencionados neste artigo, deverão tomar ciência dos termos que serão apresentados pela unidade de ensino na efetivação da matrícula.
ARAC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]