Quadro Trigal na Serra foi produzido em 1967 por Guido Mondin

O Senado terminou a recuperação de uma das 14 obras de arte que foram danificadas durante os atos golpistas de 8 de janeiro. A primeira obra restaurada é o quadro Trigal na Serra, produzido em 1967 pelo pintor brasileiro Guido Mondin. A tela será reposta na recepção da presidência da Casa.

Após a retomada do controle do Congresso pelas forças de segurança, o quadro foi encontrado no chão, separado da moldura. A obra estava encharcada de água e tinha sofrido arranhões provocados por estilhaços de vidro.

O trabalho de recuperação foi feito pelo laboratório de restauração do Senado. Foram retirados fungos provocados pela umidade e fragmentos de vidro. Uma prensa foi utilizada para planificar a tela, que também ficou empenada.

Guido Mondin produziu cerca de 4 mil telas, que estão expostas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.  Além de pintor, ele atuou como deputado federal e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Mondin morreu em 2000, aos 88 anos.

De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), até o momento, os prejuízos causados pela depredação às instalações do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) chegaram a R$ 18,5 milhões. O valor está sendo cobrado na Justiça pelo órgão para garantir o ressarcimento aos cofres públicos.

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em segundo turno, no final de outubro de 2022, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente. As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mais de 4 milhões de trabalhadores começam a receber o Abono Salarial nesta semana

    O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia, no dia [...]

  • Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira [...]

  • “Planejamento previdenciário é essencial para profissionais da saúde”, alerta especialista

    Com rotinas exigentes, vínculos múltiplos e, muitas vezes, uma combinação [...]

  • Deso alerta para impacto de produtos de limpeza na rede de esgoto

    A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) chama a atenção [...]

  • Mercado eleva previsão para expansão da economia em 2025

    A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia [...]