*Por Evelyn Mateus

Saiba como evitar a desidratação nos dias mais quentes do ano

Em dias de temperatura mais elevada, aumenta também a necessidade da ingestão hídrica, principalmente pela perda de líquido e eletrólitos através do suor. A recomendação de consumir 2 litros de água é apenas uma média estimada para a maioria dos adultos. Entretanto, assim como a necessidade energética, a quantidade de água que um indivíduo precisa ao longo do dia também varia de acordo com alguns fatores, como:

Peso – Existe um cálculo simples para saber a quantidade de água que uma pessoa precisa ingerir ao longo do dia. É só multiplicar o peso em Kg por 35. Exemplo: 50 (Kg) x 35 = 1750 ml ou 1,75 L. Sendo assim, quanto maior for seu peso, maior a sua necessidade. Enquanto um adulto saudável, cujo peso é 50 kg necessitará de 1,75 litros, outro adulto nas mesmas condições pesando 90 kg, necessitará de 3,15 litros de água por dia.

Clima – Quanto menor a umidade relativa do ar, maior a sudorese, portanto maior a necessidade de ingerir água em climas mais secos e quentes.

Nível de atividade física – Praticantes de corrida, atividades aeróbicas intensas e artes marciais tendem a perder uma grande quantidade de líquido através do suor, portanto necessitam de uma ingestão hídrica maior em comparação uma pessoa que pratica caminhada ou exercícios mais leves. Atletas de alta performance bebem em média 5 litros de água ao longo do dia.

Estado de saúde – Em casos de febre, vômitos e diarreias frequentes, há uma perda maior de fluidos e de água, então para repor esse déficit, é recomendado uma ingestão maior de água.

Existem ainda algumas técnicas que ajudam a manter a hidratação constante mesmo para quem dificuldade de beber água. Entre elas estão:

► Ativar um lembrete a cada 2 horas no celular ou despertador;

► Andar com a sua própria garrafa com água fresca sempre que sair de casa;

► Consumir frutas ricas em água, como melancia, melão, uva, abacaxi, morango, laranja, etc.

► Inserir água de coco e suco natural de frutas nos hábitos alimentares (sempre como complemento, nunca em substituição à água pura);

► Preparar picolé, geladinho ou sorvete (apenas com água e frutas);

► Adicionar pedaços de frutas cítricas ou folhas aromáticas para deixar a água mais atrativa, como por exemplo, limão, laranja, abacaxi, hortelã, cidreira, etc.

Se ainda assim houver dúvida se está bebendo a quantidade de água suficiente, observe alguns sinais comuns em caso de desidratação:

  • Sede;
  • Boca seca;
  • Pele e lábios ressecados ou rachados;
  • Câimbra;
  • Cansaço;
  • Mau-humor;
  • Dor de cabeça;
  • Constipação;
  • Urina escura.

Além de todos esses sinais e sintomas, a ingestão inadequada de água pode causar também mau hálito e aumento da suscetibilidade a gripes e resfriados. Portanto, mantenha-se hidratado!

*Nutricionista formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pela FATELOS

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju convida população para audiência pública sobre delimitação de limites da zona de expansão

    Nesta sexta-feira, 19, a Prefeitura de Aracaju convida os moradores [...]

  • Cortejo afro-cultural Afoxé de Odé acontece em Nossa Senhora do Socorro neste sábado

    Neste sábado, 20 de setembro, Nossa Senhora do Socorro será [...]

  • Fred Gomes participa de Mesa-Redonda do 12º Congresso Todos Juntos contra do Câncer em São Paulo

    A 12ª edição do Congresso Todos Juntos contra o Câncer [...]

  • Alex Melo convida Emília Corrêa para participar da ‘Caminhada do Amor’

    O vereador Alex Melo (PRD) foi recebido no gabinete da [...]

  • Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

    O governador Fábio Mitidieri se reuniu nesta quinta-feira, 18, com [...]