*Por Amanda Prata
Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários e apotecários. Eles são os responsáveis por toda a cadeia produtiva do medicamento, desde a produção industrial até o paciente consumidor final, assegurando assim o uso seguro, racional e efetivo dos medicamentos.
Atuam em diversas áreas da saúde, oferecendo responsabilidade técnicas em laboratórios e em grandes centros de pesquisa, desenvolvendo cosméticos, medicamentos, remédios; além de garantir as regras sanitárias de cada estabelecimento, participando de todas as etapas de produção de fármacos, o que garante a utilização correta e segura para esses medicamentos.
Hoje, a profissão é marcada pelos conceitos de assistência farmacêutica e atenção farmacêutica. A assistência farmacêutica engloba todo o ciclo do medicamento antes do uso pelo paciente, trazendo a preocupação com a saúde do usuário final para as etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção, formulação, qualidade, conservação, transporte, distribuição e seleção, difusão de informações e educação continuada para profissionais da saúde e pacientes. Já atenção farmacêutica caracteriza-se pelo relacionamento direto entre farmacêutico e paciente visando o acompanhamento e uso racional da farmacoterapia, incluindo: atendimento farmacêutico (interação farmacêutico-paciente), fornecimento de medicamentos (dispensação), acompanhamento da farmacoterapia e intervenção farmacoterapêutica.
Apesar do foco da profissão ser o medicamento, houve também expansão de atuações, sempre com foco na saúde do usuário final, para atividades relacionadas a laboratórios de análises clínicas, a indústria de cosméticos e a indústria alimentícia entre outros, totalizando 135 especialidades diferentes.
Em caso de dúvidas, consulte seu farmacêutico. Ele é o profissional de saúde mais acessível da população.
*Amanda Prata – Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Sergipe em 2007, Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2015.