Programação é realizada pela Prefeitura de Aracaju em parceria com as secretarias de Estado da Assistência Social e da Segurança Pública
A Semana da Visibilidade Trans, realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) e com o Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), teve início na última quarta-feira, 18. A primeira ação teve o objetivo de capacitar o atendimento socioassistencial a essa população. A programação acontece em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro.
A programação deste ano gira em torno do tema ‘Igualdade de direitos, sim! Racismo estrutural, não!’. No primeiro dia de evento, o Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ da SSP apresentou os serviços ofertados pelo órgão para técnicos de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da capital, visando orientar e capacitar sobre a visibilidade trans.
Atenção ao público trans
Mulher trans e coordenadora estadual de Políticas LGBTQIAPN+ da Seasc, Silvânia Sousa destacou o objetivo da palestra e comentou sobre a programação da semana. “É muito importante capacitar os profissionais que estão na linha de frente, no atendimento ao público, para que possam respeitar a população transexual e ter mais conhecimento sobre a nomenclatura LGBTQIAPN+. Durante a semana, teremos atividades internas e externas com o intuito de capacitar profissionais para que possam atender essa população com respeito e visibilidade”.
Na primeira ação, os serviços do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ da SSP foram apresentados pelo coordenador Helenilton Dantas Martins. “No Centro, fazemos o recorte da população LGBTQIAPN+. Como temos atendimento ao público em nível estadual, temos a necessidade de divulgar o trabalho que realizamos para que os municípios entendam como acontece o nosso foco na prática, que é a atenção ao atendimento à população LGBTQIAPN+”.
Homem trans, Theodoro Barreto atua como apoio LGBTQIAPN+ na Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Seasc e enfatizou a relevância da Semana da Visibilidade Trans. “A importância desse evento é a promoção da igualdade para tentar minimizar os índices de vulnerabilidade aos quais está exposta a população trans. Eventos como esse devem ser multiplicados por sua potência política e real propósito de levar direitos iguais para essa população”.
União entre Estado e municípios
A união entre os entes federativos foi ressaltada pelo pedagogo e assessor técnico de referência LGBTQIAPN+ da Assistência Social de Aracaju, Marcelo Lima. “Janeiro é o mês da visibilidade trans e há mais de cinco anos fazemos atividades em alusão, como oficinas e palestras. Este ano tem um caráter ainda mais especial, com a entrada do Governo de Sergipe. Neste tipo de ação, é preciso que os poderes públicos andem juntos e que trabalhemos de forma tripartite entre as três esferas governamentais – municipal, estadual e federal”.
A superintendente da Inclusão e Cidadania da Seasc, Ana Lúcia Aguiar, reforça que a Secretaria de Estado atuará em conjunto com o município. “Essa integração visa alcançar o maior índice da população trans e interligar as secretarias de Estado e Município para trabalhar as políticas públicas e promover acolhimento, visibilidade e conscientização das pessoas para a igualdade e respeito à população LGBTQIAPN+. Esse é o olhar sensível da nossa secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, de que o futuro é para todos, todas e todes”.
A palestra contou ainda com a participação da diretora de Direitos Humanos da Seasc, Patrícia França, e da assistente social Joselita Lima.
Programação
A Semana da Visibilidade Trans acontece de 18 a 25 de janeiro. Na sexta-feira, 20, a Assessoria LGBTQIAPN+ da Diretoria de Direitos Humanos da Assistência Social de Aracaju ofertará uma capacitação sobre identidade de gênero e conceito da sigla LGBTQIAPN+ para servidores da Seasc, com o intuito de orientar sobre os atendimentos e acolhimento da população nos serviços da pasta.
FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DE SERGIPE