Seguindo o calendário de imunização contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, no dia 12 de dezembro, a aplicação da quinta dose para idosos a partir dos 70 anos, que tenham tomado a quarta dose há mais de seis meses.

Até o momento foram vacinados 14.017 pessoas dessa faixa etária, aptas ao 3º reforço, que é de 27.583, o que corresponde a 50,81% de pessoas na faixa etária para receber o terceiro reforço. De acordo com a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a procura tem sido significativa.

“A vacinação desse público iniciou há um mês e o que temos visto é uma procura considerável, mas a nossa expectativa é que cada vez mais idosos busquem essa proteção. Temos o imunizante nas 45 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, além dos três shoppings aos sábados”, ressalta.

O Ministério da Saúde recomenda esse reforço por considerar que a faixa etária apresenta maior risco de agravamento pela doença. A Saúde de Aracaju também vacinou idosos em instituições de longa permanência e no ponto instalado na praça Fausto Cardoso.

Doses de reforço
As vacinas asseguram ainda mais proteção à saúde e manter o esquema vacinal completo é fundamental. Sobre as doses de reforço, 228 mil aracajuanos ainda não tomaram a terceira e quarta doses.

“Podem tomar a terceira dose, todas as pessoas dos 5 aos 17 anos e a quarta dose está liberada para a faixa a partir dos 18 anos. O esquema tem que estar completo e seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde para continuarmos a combater a doença, além das medidas preventivas”, explica Larissa Ribeiro.

FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • SES realiza credenciamento voltado a clínicas e hospitais veterinários para atender animais em situação de vulnerabilidade

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da [...]

  • Programa Voa Brasil atingiu cerca de 45 mil reservas para aposentados do INSS

    O Programa Voa Brasil completou um ano de lançamento no [...]

  • Prefeitura de Aracaju assina pacto de governança ambiental com o MPSE e reforça compromisso sustentável

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, assinou nesta sexta-feira, 25, [...]

  • Pesquisa brasileira detecta plástico em placentas e cordões umbilicais

    Uma pesquisa pioneira realizada em Maceió (AL) encontrou microplásticos em [...]

  • Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

    A instituição da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) [...]