Comunidades em risco vivem à margem do rio São Francisco

A comunidade ribeirinha que vive às margens do Rio São Francisco em Sergipe e em Alagoas está em alerta. Isso porque o volume de água das comportas de usinas hidroelétricas da região vai aumentar a vazão gradativamente até a próxima semana, quando deve atingir 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) – cerca de oito vezes a medida considerada normal.

O alerta foi emitido pelos governos dos dois estados, por causa das chuvas acima da média nas últimas semanas na Região Sudeste, que aumentaram os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Três Marias e Sobradinho, no estado de Minas Gerais. Isso provocou a cheia na bacia do Rio São Francisco. Sobradinho, inclusive, está próxima de atingir a capacidade máxima de acumulação para o período.

A população de mais de 20 municípios sergipanos e alagoanos deve desocupar as casas que ficam em áreas ribeirinhas da calha principal do rio. As criações de animais também devem ser transferidas para locais seguros.

Equipes estaduais de Defesa Civil participam da remoção de famílias e seguem vistoriando o curso do rio São Francisco, dando suporte para as Prefeituras.

De acordo com o Superintendente da Defesa Civil de Sergipe, Luciano Santos Queiroz, o cenário deve repetir a mesma situação já registrada no ano passado, quando o comércio, turismo e bares instalados nos leitos do rio foram os mais afetados.

“Diante dessa situação e do espelho do que ocorreu no ano passado, esses bares foram informados de novo sobre essa situação e eles agora entendem e compreendem que seu comércio será atingido e vão fazer, preventivamente, a retirada do material para não haver dano.”

Nessa quarta-feira (11), a Defesa Civil Nacional já havia reconhecido a situação de emergência em 45 municípios baianos, atingidos pelas fortes chuvas desde o mês passado.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Atletas do Norte-Nordeste elogiam estrutura de competição em Aracaju

    Aracaju recebeu neste fim de semana o Troféu Norte-Nordeste de [...]

  • Tendência de seca nas regiões centrais pode impactar 2ª safra de milho

    O trimestre Julho-Agosto-Setembro aprofundará a tendência de seca nas regiões [...]

  • Solutri Experience reúne especialistas em Aracaju para debater gestão e inovação na gastronomia

    Empresários, gestores, consultores e profissionais do setor de alimentação têm [...]

  • Escritor sergipano Matheus Batalha lança romance que une memória, trauma, ditadura e a cultura popular de Sergipe

    O escritor sergipano Matheus Batalha lança, no próximo dia 3 [...]

  • Reforma tributária exigirá adaptação do mercado imobiliário, avalia Jorge Santos, presidente da ABMI

    As mudanças previstas pela reforma tributária devem provocar impactos importantes [...]