Alguns setores não aprovam esta linha de raciocínio, mas este colunista não “vai pelos outros” e pontua agora, de forma bem clara, uma das razões que continua gerando uma série de conflitos políticos no País: para o titular deste espaço, o atual presidente Lula (PT) é tão responsável quanto por tudo o que está acontecendo, partindo do princípio de que, desde sempre, ele insiste no discurso “raivoso” de “acabar com o bolsonarismo”! Lula e boa parte de seus seguidores esquecem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve, recentemente, mais de 58 milhões de votos nas urnas!
Ou seja, gostando ou não do ex-presidente, o fato que precisa ser posto e que merece uma ampla reflexão é que Jair Bolsonaro é sim uma figura política bastante popular, que mesmo fora do Poder continua com excelente aceitação de seus seguidores e que, na oposição ao governo Lula, pelo menos por enquanto, não existe espaço para outro nome, para outra liderança. Quem se associou ao Partido dos Trabalhadores para se opor ao governo anterior perdeu o discurso, vai ter que relutar muito para reconquistar a credibilidade perante o eleitorado que se identifica com a oposição.
E, se Bolsonaro continua muito popular e fortalecido politicamente, não soa bem Lula e seus ministros insistirem na teoria e no discurso, em perfeita sintonia com boa parte da imprensa brasileira, de que precisam “exterminar o bolsonarismo”! Todo governo tem seus apoiadores, tem seus aliados, mas também tem uma oposição; seja ela fragilizada ou fortalecida, ela sempre vai existir, as cobranças das promessas feitas vão surgir e a turma que hoje governa o País precisa ter consciência, precisa aprender a conviver com seus adversários.
Não custa lembrar que, a partir de fevereiro, teremos um Congresso Nacional muito mais “conservador”, que vai apoiar o governo sim, mas que será cobrado nas ruas e também tende a ser mais fiscalizador. O “bolsonarismo”, que a imprensa e a esquerda tentam a todo custo desmerecer e fragilizar, continua bastante fortalecido e militante. Não à toa que, com o incremento das redes sociais, a maioria dos veículos de comunicação mais tradicionais estão “sucumbindo”, com redações esvaziadas e com baixa assustadora em credibilidade.
Em 2022, mais precisamente, o jornalismo “desceu do muro” e “tomou partido”, ou melhor, em sua grande maioria, transformou-se em um verdadeiro “partido político”; é bem verdade que o objetivo foi alcançado que era tirar Jair Bolsonaro da presidência, mas as consequências disso é o descrédito que conquistou, servindo muitas vezes de “capacho” da Esquerda e agora do governo que, insiste, em pregar o combate e não a unidade. Para ser “extinto”, o “bolsonarismo” tem que ser conquistado e convencido; caso contrário, seguiremos como um País “dividido” e “inflamado”…

Veja essa!
Dentro da linha do comentário acima, vejam a post do candidato a governador derrotado e senador Rogério Carvalho: “Apesar do Jair ter ido embora, o bolsonarismo segue aterrorizando. Manifestantes antidemocráticos continuam chegando a Brasília e ameaçam uma invasão à Esplanada dos Ministérios. Felizmente, a Força Nacional já está preparada para recebê-los. Não podemos tolerar os intolerantes”.

E essa!
Perceba que o senador petista, ao invés de defender o diálogo e promover a pacificação do Brasil, eis que o sergipano Rogério Carvalho diz que “a Força Nacional já está preparada para recebê-los”! Talvez a maioria do povo sergipano tenha feito um bem enorme ao Estado com o resultado da eleição que consagrou Fábio Mitidieri governador. A “postura” de ambos é um pouco diferente…

Bomba!
Em sintonia com o ministro Márcio Macedo, o ex-vereador de Aracaju, Danilo Segundo acaba de assinar sua filiação no Partido dos Trabalhadores numa homenagem a seus pais (Danilo Sampaio e Clea Batista) que foram fundadores da legenda. A informação é que “Segundinho” volta a ter pretensões políticas aqui em Sergipe e, de BSB, próximo do governo federal, pretende começar a construção de um novo projeto.

Olha a Renascer!
O governador Fábio Mitidieri confirmou que o ainda deputado estadual Capitão Samuel vai mesmo dirigir a Fundação Renascer. Com os bons resultados que vem apresentando no Batalhão da Restauração, o novo presidente tem tudo para reformular e renovar todos os quadros da entidade, promovendo a verdadeira ressocialização. A Renascer precisa, de fato, renascer…

Exclusiva!
A informação é que o Capitão Samuel, acompanhado da secretária Érica Mitidieri, fará o primeiro contato como gestor do órgão nas dependências da Renascer, na próxima quarta-feira (11). Samuel deverá preparar um relatório da realidade que vai encontrar, conversar com os servidores e definir quem será o novo diretor administrativo e financeiro da Renascer. A entidade passará por um novo tempo…

“Buzão de cartão”!
Segundo denúncia do vereador de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), a Prefeitura da capital, através da SMTT, em sintonia com o Setransp, passou a utilizar em quase 100% da frota de ônibus coletivos que circulam na Grande Aracaju com o Cartão Mais Aracaju, ou seja, segundo o vereador, o cidadão comum que não tiver o cadastro/cartão terá que descer do ônibus e não poderá seguir viagem. Um absurdo!

Fala Ricardo!
O vereador externa que em outros lugares o usuário pode pagar a passagem com o PIX, cartão de crédito, débito, por aproximação e, até, pelo QR CODE, mas na Grande Aracaju o passageiro é obrigado a usar o Cartão Mais Aracaju que, segundo Ricardo, pertence às empresas. “Se não tiver o cartão, tem que descer do ônibus! Cadê a justiça? Isso é uma falta de respeito com a coletividade! Ainda mais com ônibus velhos e sucateados circulando”. Ministério Públicoooo, cadê tu? Não vem não?

Metas cumpridas
Um levantamento do G1 nacional acaba de revelar que o ex-governador Belivaldo Chagas, no campo da Educação, cumpriu todas as metas previstas em seu Plano de Governo apresentado à sociedade para o intervalo 2019-2022, ou seja, o “galeguinho” efetivamente fez 100% para a educação pública de Sergipe daquilo que ele se comprometeu na campanha eleitoral de 2018, nos comícios e debates, nas sucessivas entrevistas. E isso é digno sim de reconhecimento!

Alô Monte Alegre!
A senadora Maria do Carmo Alves, está destinando emendas para vários municípios do Estado, e Monte Alegre de Sergipe será um dos contemplados. Vão chegar recursos para algumas áreas da gestão da prefeita, Nena de Luciano, em especial para a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Casa de Cultura
A informação é que em Monte Alegre será construído um grande e importante projeto cultural e turístico que é a Casa da Cultura e Arte, que receberá o nome do ex-governador João Alves Filho (in memoriam). O projeto tem o apoio da sua filha, a jornalista Ana Alves, que está bastante feliz com essa importante iniciativa que vai potencializar o turismo do Alto Sertão Sergipano e valorizar a cultura da região.

Ajuda para surdos
Sempre preocupado com a acessibilidade e inclusão social em Sergipe, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) tem dedicado seu mandato também com atenção especial para essa área importante da sociedade. No final de dezembro/2022 foi paga uma emenda impositiva no valor de R$ 40 mil que ajudará os jovens do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdos de Sergipe – IPAESE, reconhecida de utilidade pública desde 2003.

Lucas Aribé I
A instituição tem sede em Aracaju e atende jovens surdos, auxiliando na formação profissional. “O Ipaese é uma instituição séria que tem como principal objetivo formar e preparar jovens para o mercado de trabalho. É a única escola bilíngue do nosso estado, uma referência na luta pela acessibilidade e pela inclusão social”, destaca o jornalista Lucas Aribé.

Lucas Aribé II
O recurso já está na conta do IPAESE e foi pago através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – SEIAS. “Agradeço ao deputado Georgeo Passos por destinar essa emenda, que auxiliará na aquisição de novos equipamentos visando proporcionar melhores condições de aprendizado a todos os alunos”, completa Lucas Aribé, ex-vereador de Aracaju e pioneiro na luta pela inclusão social das pessoas com deficiência em Sergipe.

Georgeo Passos
“Nossa missão envolve a luta pela inclusão social, acessibilidade e, sobretudo, aos menos favorecidos pelos poderes. Como representante do povo na ALESE precisamos além de atenção, ser sensível aos grupos especiais, que precisam de incentivo. E o apoio do nosso mandato ao IPAESE foi um pedido de Lucas Aribé. Com certeza será útil na melhoraria das condições de aprendizado dos jovens surdos. Um trabalho belíssimo desenvolvido pela instituição há mais de 20 anos”, frisa o deputado Georgeo.

Referência
O IPAESE é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 27 de dezembro de 2000 por um grupo de pais de crianças surdas, se tornando a primeira escola especializada para surdos em Sergipe. Além de ser a única escola bilíngüe do estado é a única na Região Nordeste que contempla toda a Educação Básica, assinalando um marco na história da educação dos surdos em Sergipe.

Olha o TCE!
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e membro da Academia Sergipana de Letras (ASL), Carlos Pinna de Assis, compareceu ao lançamento do livro “Pela Luz dos Olhos Teus”, ocorrido no Museu da Gente Sergipana.​ Fruto do trabalho de pesquisa dos autores Ana Maria Fonseca Medina e Claudefranklin Monteiro, que também integram a ASL, a obra consiste num ensaio biográfico sobre o médico e empreendedor sergipano, Hugo Gurgel.

Ana Medina
“A autoria desta obra é dividida entre um historiador e uma memorialista, o que significa muito na construção do livro. Contamos aqui uma história de amor que é quase como um romance”, relatou Ana Medina. Para o conselheiro Carlos Pinna, o destaque se dá para a grandeza da história de vida e profissional de Gurgel: “Hugo Gurgel foi um homem de atividade social intensa no Estado. Constituiu uma família privilegiada, era muito reservado, mas absolutamente atento às coisas do estado e do Brasil”.

Sérgio Monte Alegre I
“Minha sensação, ao final disso tudo, é de dever cumprido”. A conclusão do procurador José Sérgio Monte Alegre vem após uma reflexão acerca da trajetória iniciada no dia 1º de janeiro de 1990, ao ingressar no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), e concluída no último dia 20 de dezembro, com a publicação da sua aposentadoria, já vinculada ao Ministério Público de Contas (MPC/SE).

Sérgio Monte Alegre II
Seus primeiros anos na Corte foram ainda na antiga sede, no edifício Walter Franco, situado na Praça Fausto Cardoso, num momento em que o parquet de Contas buscava se adequar aos mecanismos constitucionais que preveem sua existência. “Àquela época ingressamos como procuradores da Fazenda Pública, depois ficamos um período integrados como procuradores de Justiça e em seguida veio a nomenclatura Ministério Público Especial junto ao TCE”, explica Monte Alegre, ao fazer referência à Lei Complementar nº 36, de 24 de dezembro de 1997.

Sérgio Monte Alegre III
Em meio às suas atribuições diárias ao iniciar os trabalhos no órgão, ele relembra o convívio com colegas como o ex-procurador Carlos Waldemar Resende Machado (in memorian) e o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, que exercia a função de procurador no TCE até os primeiros meses do ano de 1990.

Carlos Britto
“Antes já trabalhávamos juntos na área jurídica do antigo Condese [Conselho do Desenvolvimento Econômico do Estado de Sergipe]; quando Carlos Britto foi ser Procurador-Geral do Estado fui nomeado para a chefia no seu lugar; chegando ao TCE foi ele que me apresentou ao presidente da época, o conselheiro Carlos Alberto Sampaio”, comenta Monte Alegre.

Gratidão
Os anos seguintes foram marcados por quatro gestões como Procurador-Geral do MPC, inúmeras participações em sessões das Câmaras e do Pleno do TCE, além da emissão de pareceres em milhares de processos envolvendo contas públicas que passaram por sua apreciação. “O Tribunal faz parte da minha vida no maior número de anos, deu continuidade à minha permanência no serviço público; aqui passei por muitas gestões e lidei com muitas matérias de grande relevância”.

Bandeira de Mello
Atual procurador-geral de Contas, João Augusto Bandeira de Mello vê a trajetória do colega como “brilhante e comprometida”: “Foi um servidor público que aliou o brilhantismo intelectual à competência técnica e ao intenso comprometimento com a causa pública, com o interesse público”. Além dele, o procurador Eduardo Côrtes e o conselheiro do TCE/SE, Luis Alberto Meneses, que também integrou o MPC, são outros contemporâneos de Sérgio Monte Alegre na sua passagem pelo parquet de Contas que seguem na ativa.

Carlos Pinna
Nas sessões que antecederam a sua aposentadoria, ele recebeu cumprimentos dos membros do TCE, a exemplo do conselheiro Carlos Pinna, decano do colegiado, que já fazia parte do órgão antes mesmo da chegada do procurador. “Sou testemunha da proficiência, dedicação e competência do doutor Sérgio, provada não apenas na sua atividade no Tribunal, mas no magistério que exerceu por tantos anos e como advogado de sucesso;  é um quadro de muita relevância na vida jurídica sergipana e foi sempre uma referência significativa para todos nós que servimos no cargo público que exercemos aqui no TCE”.

Flávio Conceição
Já o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, disse que o agora procurador aposentado deu grande contribuição para a consolidação do Tribunal e do Ministério Público de Contas no exercício das suas funções: “Sempre foi um profissional extremamente qualificado, com vasto conhecimento jurídico, cujo nome já está marcado na história do controle externo sergipano”. ​

CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]