Segundo pesquisadores da empresa de segurança 4iQ, um arquivo com 1,5 bilhão de logins e senhas de serviços diversos vazaram na dark web. As senhas são de plataformas, jogos e sites como Netflix, Bitcoin, LinkedIn, MySpace, Pastebin, Badoo, YouPorn, Last.FM, Zoosk, RedBox, Minecraft, Runescape, Anti Public e Exploit.in.
Com mais de 415 GB, o documento que possui nomes de usuários, e-mails e combinações de senhas, é organizado em ordem alfabética e é o maior banco de dados encontrado na dark web até o momento.
Além de informar sobre o vazamento dos dados, a companhia liberou um site que permite a verificação de seu e-mail, listando em quais sites os seus dados correm perigo.
Para verificar o seu login, acesse o Have i been pwned?. Após inserir seu e-mail no campo, o serviço aponta em quais páginas os seus dados estão expostos.
A Dark Web são websites difíceis de serem acessados e que não podem ser achados em mecanismos comuns de busca.
O cibercriminoso que liberou as senhas não deixou rastros sobre sua autoria. Mesmo deixando um link para as próprias carteiras de Bitcoin e de Dogecoin para receber doações pelo vazamento. Vale lembrar que Bitcoin e de Dogecoin são moedas virtuais.