O trabalho de modernização do parque de iluminação pública de Aracaju está em fase final. Isso porque, dos quase 60 mil pontos de luz da cidade, 54.826 já contam com lâmpadas em tecnologia LED, equivalentes a 91,97% de todo o sistema.
Após 15 meses de trabalho, o bairro Jardim Centenário se tornou o primeiro da capital a ser 100% composto pela nova iluminação. Os demais bairros também têm seu processo em estágio avançado, a exemplo de Matapoã (98,57%), Jardins (98,27%), Marivan (97,60%), Areia Branca (97,44%) e Cirurgia (97,33%).
O processo, gerido pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), proporciona melhorias para a economia de recursos públicos, segurança da população no período noturno, conforto e embelezamento da cidade. A conquista foi viabilizada por uma Parceria Público-Privado (PPP) estabelecida entre a Prefeitura de Aracaju e o consórcio Conecta Aracaju S/A.
A modernização do parque de iluminação faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da Prefeitura. O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, destaca o legado da modernização para a cidade.
“Além de toda a substituição de lâmpadas antigas por LED, a empresa vai administrar toda a rede pelo período de 13 anos, que é o prazo da PPP. Essa é uma iluminação mais potente, mais econômica, e que agrega inúmeros fatores positivos, inclusive segurança”, afirma.
Iluminação especial
O contrato prevê, também, a implementação de iluminação especial em 16 pontos turísticos. O marco I já foi concluído, levando a luz cênica aos Arcos da Orla da Atalaia, Centro Cultural, Oceanário, Maravilhoso Mundo da Criança, Monumento de Formadores da Nação e Colina de Santo Antônio.
Em fase de implantação, o segundo marco da iluminação especial contempla a Igreja dos Capuchinhos, Orlinha do Bairro Industrial, Ponte do Imperador, Ponte Godofredo Diniz e Praças dos Mercados.
Telegestão
A telegestão é um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento que possibilita a troca de informações de forma virtual e é capaz de identificar problemas nas luminárias, sem a necessidade de que a população acione a empresa Conecta Aracaju S/A por telefone ou outros meios de reclamação.
O sistema vem sendo implantado em diversas vias da capital, com trabalho dividido em três marcos. Cada um contempla cinco mil pontos, situados em diversas ruas, avenidas e rodovias da cidade. Ao todo, portanto, serão 15 mil pontos estratégicos beneficiados com a telegestão. O primeiro deles já foi concluído, e o segundo está em andamento.
FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS