Terminada as celebrações pelo novo ano na Orla da Atalaia, uma grande operação de limpeza, desempenhada por agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), marcou as primeiras horas deste domingo, 1º. Com cerca de 330 trabalhadores reunidos, a ação coletiva resultou em um volume de 46,5 toneladas de resíduos prontamente recolhidos, levando a Prefeitura de Aracaju a garantir mais comodidade aos turistas e sergipanos que aproveitam a praia, no primeiro dia do ano.
Conforme planejamento definido pela Diretoria de Operações (Dirop), cuja prioridade esteve voltada em dar maior celeridade aos trabalhos, a concentração das equipes começou por volta das 6h, com frentes de atividades contemplando o entorno do palco e pontos estratégicos, a exemplo da Passarela do Caranguejo, estacionamento da Cinelândia, áreas do calçadão, tal como as primeiras vias de acesso ao local. A mobilização coordenada assegurou a conclusão da limpeza em apenas poucas horas após o término do evento.
“Em todo o projeto do Réveillon 2023, o executivo municipal garantiu que o pós-festa ocorresse da forma mais ordeira possível. Na parte da Emsurb, o cronograma diferenciado fez com que as vias adjacentes tivessem um atendimento rápido e o trânsito fluísse tranquilamente, tão logo houvesse a liberação pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT)”, destaca o presidente da empresa municipal, Luiz Roberto Dantas.
Alinhado ao trabalho nas vias e calçadão, o esquema operacional contou também com ações de higienização na faixa de areia, bem como para lavagem dos banheiros químicos e de toda a área da festa. Na primeira delas, cerca de 280 agentes realizaram tarefas de gadanhamento e recolhimento de resíduos, contando com o suporte de maquinário como retroescavadeira e saneadora, os quais permitem uma limpeza mais densa, enquanto que no segundo, foram disponibilizados três caminhões pipa, com capacidade de 8 e 15 m³ de água.
“Como em outros eventos organizados pela gestão municipal, a Emsurb ofertou equipamentos para que o público pudesse remanejar seus resíduos da correta forma. Assim, foram instalados 140 contentores e outras três caixas estacionárias com 5 m³ de capacidade. Além disso, caminhões coletores deram apoio no acondicionamento de todo material recolhido”, detalha o diretor de Operações, Bruno Moraes.
FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS