A recomposição da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino foi uma das prioridades da Prefeitura de Aracaju, em 2022, para minimizar os efeitos das aulas remotas durante os dois primeiros e mais críticos anos da pandemia. Uma série de ações e estratégias foram adotadas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), entre elas, a Prova de Fluência Leitora, aplicada em quatro ciclos, durante todo o ano letivo, para fortalecer a alfabetização dos estudantes.

O último ciclo da Prova de Leitura foi aplicado no dia 12 de dezembro e a Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed) divulgou o resultado nesta quinta-feira, 29. A avaliação, aplicada a alunos do 1º ao 6º ano, indica um avanço nos níveis de leitura dos alunos durante o ano letivo de 2022.

Após cada um dos resultados de cada ciclo foram realizados planejamentos e trabalhadas estratégias para o melhor desenvolvimento possível dos alunos em relação à leitura e escrita. As principais ações, neste sentido, foram os reforços pedagógicos, os cursos formativos para os profissionais da Educação, o material do Programa Educaju – distribuído pela Semed no início do ano letivo -, e as reenturmações, que reorganizou turmas de acordo os níveis leitores.

Segundo o diretor do DEB, Evilson Nunes, acompanhar a evolução dos estudantes referente à alfabetização e à aprendizagem representou uma perspectiva de intervenção permanente nos processos pedagógicos, com vistas a garantir que todos os alunos tivessem o seu processo de alfabetização realizado com qualidade.

“Ter os dados no formato de rede possibilitou que a Semed observasse a evolução de cada aluno, turma e da rede como um todo, direcionando o olhar dos profissionais para as opções complementares de fortalecimento da aprendizagem. Ao final de cada ciclo, reunimos as equipes pedagógicas para apresentar o balanço e quais estratégias seriam mais adequadas para o trabalho de melhoria e alcance dos resultados”, conta Evilson.

Resultados em números
A coordenadora de Ensino Fundamental do DEB, Patrícia Tavares, explica que, a partir das intervenções pedagógicas adotadas, 2.329 alunos do 1° ao 5° ano que não conseguiam sequer identificar sílabas – ou seja, considerados “não leitores” – deixaram essa condição e ingressaram no mundo da palavra escrita. No mesmo percurso, outros 1.986 alunos que se encontravam na fase inicial do processo de domínio da leitura, chegaram ao mês de dezembro como leitores de textos.

“Os dados mencionados refletem o resultado do trabalho de rede, efetivado junto à Secretaria da Educação, gestores escolares, professores e responsáveis pelos estudantes. Diante disso, a Coordenadoria de Ensino Fundamental, personificada nos técnicos que atuam no setor, sente-se gratificada pelo êxito das ações implementadas desde o início do ano letivo em curso, que permitirão a entrada dos estudantes no ano letivo de 2023 num nível de aprendizagem bem menos desafiador que o evidenciado este ano”, comenta Patrícia.

Coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, do bairro São Conrado, Maria Ivanilde de Oliveira ressalta que no início do ano se assustou com a quantidade de alunos dos 4º e 5° anos que não sabiam ler. A partir desse diagnóstico, a unidade de ensino promoveu a reenturmação, a distribuição dos materiais do Educaju e contou com o apoio de Tutoria Pedagógica. Segundo a educadora, foi um trabalho árduo, que trouxe resultados fantásticos.

“Uns três a cinco estudantes não conseguiram avançar e estes não eram alunos frequentes. Mesmo assim, fizemos reuniões durante o ano letivo e pedimos o apoio da família. É uma tranquilidade para a gente saber que a partir de agora a maioria destas crianças e jovens não terá mais tanta dificuldade na leitura, mesmo sabendo que as consequências da pandemia na educação levarão um tempo maior para serem minimizadas”, detalha a coordenadora.

FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS

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