Período de férias é o momento onde as crianças aproveitam para brincar, estar com os amigos e aproveitar a folga nos estudos. Mas este período requer atenção dos pais quanto à orientação para a prática de atividades saudáveis que vão influenciar na saúde mental deles. A Psicóloga Infantil e de adolescentes, Flor Teixeira, que atua no Berçário Mamãe Coruja e Vila Saúde Acolhimento, destaca a importância dos pais levarem seus filhos para praias, parques e locais que interajam com a natureza.
“Essas são as primeiras férias após toda a pandemia, onde as crianças vivenciaram o isolamento e a restrição em relação as saídas, praticamente vivendo só dentro do seu próprio apartamento ou casa, sem interação, sem tanto contato com o meio ambiente. Então, essas férias representam essa libertação, o reencontro com as novas possibilidades de lazer, uma oportunidade de sair desse mundo tecnológico, de sair desse acerbado das telas e de fato viver o mundo real”, explica.
Segundo a psicóloga, quando as crianças vão para locais como parques ou praias, elas têm a oportunidade de se relacionar com outras pessoas, de viver experiências, de conhecer novas possibilidades, ou seja, praticam o desenvolvimento humano, que é o contato com o equilíbrio, com a natureza, com um local que pode trazer um relaxamento, uma calmaria e também a vitamina D, que é produzida pelo organismo e é obtida através do sol.
Flor Teixeira, psicóloga Infantil
“É importante sair um pouco dos smatphones, pois nós sabemos os malefícios que eles causam. A gente precisa de fato assumir responsabilidade para intervir diante dos nossos jovens. Não podemos esperar que eles com 10, 12 anos de idade tenham autocontrole a utilizar essa ferramenta. Então, nós precisamos sim direcionar, definir tempo de uso e, dentro das possibilidades, ficar com o seu filho. A gente não precisa ficar quatro, cinco horas, porque nós também temos as nossas individualidades, nossas responsabilidades, mas, a partir do momento que a gente está com eles, é importante curtir aquele momento”, orienta Flor Teixeira.
A especialista lembra que algumas medidas simples poderão dar resultados extremamente positivos. “Se você é uma mãe que curte a casa cheia, conversa com as outras mães para que elas possam se reunir com uma maior frequência, marcar uma praia, uma ida ao shopping para assistir um filme, a gente sabe que durante esses períodos de férias os cinemas acabam lançando vários filmes atrativos para diferentes faixa etárias. A gente precisa também assumir essa responsabilidade, a gente não pode fingir que está tudo bem”, finaliza.