Anúncio foi feito durante discurso na sessão plenária da segunda-feira

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) fez dois requerimentos pedindo a convocação do secretário de Estado da Fazenda, Josué Modesto, e o presidente da Diretoria Executiva do Banese, Fernando Soares da Mota, para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa acerca da retenção de parte do ICMS que deveria ser repassado aos municípios sergipanos.

O anúncio foi feito pelo parlamentar durante discurso no pequeno expediente da sessão plenária da segunda-feira (4). Georgeo explicou que o objetivo da convocação é buscar explicações do porquê de o Governo do Estado não estar fazendo os repasses para as Prefeituras com o valor correto, conforme determina a Constituição.

“O artigo 158, IV, da CF preconiza que 25% de toda arrecadação feita pelo Estado a título de ICMS cabem aos municípios. O Estado não está fazendo a sua parte e está ficando com uma parte significativa desse bolo – algo que contraria a Lei. Precisamos que tanto a Secretaria da Fazenda quanto o Banese, que gerem esses recursos, expliquem a razão disso”, argumentou o deputado.

A irregularidade vem acontecendo desde o ano de 2014 e os números dessa dívida não param de crescer. Georgeo revelou que, segundo o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, divulgado no último dia 30 de novembro, somente em 2017, o repasse foi a menor em R$ 60 milhões. “Ou seja, praticamente os municípios já perderam um mês de repasse com esta ilegalidade só neste ano”, denunciou.

“Se somarmos este valor com os de 2014, 2015 e 2016 vamos ultrapassar a casa dos R$ 100 milhões. É um dinheiro que pertence aos municípios e que poderiam ser empregados na saúde e mesmo na educação. Contudo, mesmo notificado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas, o Governo do Estado permanece cometendo este crime, ficando com o que não lhe pertence e dificultando a vida dos munícipes das 75 cidades sergipanas”, criticou.

Os requerimentos precisam ser aprovados pelos deputados para que o secretário Josué Modesto e o presidente Fernando Soares da Mota sejam convocados à Alese. Por isso, Georgeo pediu o apoio dos seus colegas de parlamento. “Pedimos que votem a favor desses requerimentos para que as explicações sejam dadas. É importante que o Legislativo se posicione para que a gente regularize esse repasse”, finalizou o deputado.

Ministério Público Federal pede condenação dos “Senhores da Fome”
Líder no Congresso denuncia campanhas antecipadas ao Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Luanzinho Moraes encerra São João com emoção e consagra show no Forró Siri como um dos momentos mais marcantes

    O São João de Luanzinho Moraes em 2025 foi intenso [...]

  • Fanese lança Projeto Caminhos com bolsas integrais por meio de ações afirmativas

    Comprometida com uma educação inclusiva, diversa, equitativa e baseada em [...]

  • Concurso de Quadrilhas do Gonzagão chega à grande final nesta segunda-feira, 30

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Aracaju recebe última consulta pública do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro

    Aracaju sediará a terceira e última consulta pública para a [...]

  • Sergipe produz repolho irrigado do centro-sul ao alto sertão

    Aliados ao uso de tecnologia de irrigação e assistência técnica, [...]